terça-feira, 31 de março de 2009

Phist apresentam primeira maquete

Os Phist disponibilizaram a sua primeira maquete no myspace, cujo link apresentamos em baixo. O trabalho, intitulado "Home Edition", encontra-se disponível para audição.

Nos próximos concertos a banda terá já disponível o formato físico do seu trabalho. Consulta o myspace da banda para saberes onde podes ver os Phist ao vivo.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/phistband

Primeiro vídeo de Pedro Eça e os Franco Atiradores

Pedro Eça e os Franco Atiradores irão lançar brevemente o seu novo trabalho. Antes do lançamento a banda disponibilizou o vídeo referente ao primeiro single "Rap do Ciclo". Nas próximas semanas teremos mais informações sobre este novo trabalho da banda.



Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/francoatiradores

Novas edições da XS Records

Estão aí dois novos lançamentos da XS Records, editora portuguesa online. O primeiro que aqui abordamos é o dos Lotus Mecanica onde, segundo a própria editora, neste registo ao vivo se pode ouvir a banda no seu estilo característico, no qual transparece um rockabilly associado a uma espécie de punk bem sujo. Um lançamento que pode agradar a alguns mas não a todos. De adiantar que se encontra em discussão um eventual iniciar de pré-encomendas para início da distribuição de uma edição limitada deste registo em digipack ou cdrs, com o apoio da XS Records.



O segundo lançamento é o de Katarina Magalhães, sob a forma de Egotron. Enquanto artista sonora, Katarina Magalhães contactou com o Ableton Live, programa que usa no seu processo de criação musical. Consegue-se reconhecer na música de Egotron, toda uma série de influências que vão desde Mylo, a U-Clic, Stereoboy, Metronomy, The Faint, Cabaret Voltaire, Goldie ou Tricky. Isto é a prova de que a evolução do software de áudio, dos computadores e da internet permitem, hoje em dia, a adolescentes interessados no assunto, fazer música com a maior das facilidades e liberdade.


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/lotusmecanica
http://www.myspace.com/egotronmf
http://www.myspace.com/xsrecordsportuguesenetlabel

segunda-feira, 30 de março de 2009

Killing Electronica vencem Musicalgarve

Os Killing Electronica foram os vencedores do concurso de bandas algarvias "Musicalgarve". Relembramos que esta foi a primeira edição deste concurso e a organização promete uma nova edição para 2010.

Os resultados finais do concurso foram os seguintes:

1º lugar - Killing Electronica
2º lugar - Twilight Alchemy
3º e 4º lugares - Sattor e Pelintras

Banda revelação - Twilight Alchemy
Melhor vocalização - Twilight Alchemy
Alresentação em palco - Killing Electronica
Melhor Letra - Sattor - "A Queda do Paradoxo"

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/icancu2

Para saberes mais sobre a banda vencedora vai a:
http://www.myspace.com/killingelectronica

Kandia na Sexta em Famalicão


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/kandiamusic

domingo, 29 de março de 2009

Rock Rendez Worten de volta

O Rock Rendez Worten está de volta. Depois de toda a polémica do ano passado, a Worten lança nova edição do concurso que premiou John Is Gone como vencedor maior e com o direito à gravação de um novo trabalho que a Worten promove actualmente na TV.

O sítio do Rock Rendez Worten pede então que os projectos musicais criem o seu perfil e divulguem o seu trabalho de modo a conseguirem a votação do público.

O concurso decorrerá até 31 de Julho e o modelo não foge muito ao da primeira edição. Para o conheceres visita o sítio do concurso.

Resta agora saber se os projectos musicais irão aderir em massa, tal como no ano passado, ou se haverá maiores reticências... Para quem não conhece o concurso, aconselhamos a lerem o regulamento do mesmo antes de tomarem qualquer iniciativa... Já agora, sigam a etiqueta deste notícia do "Rock Rendez Worten" e fiquei a par de toda a polémica do ano passado.

Se já participaste no ano passado queremos saber o seguinte: vais inscrever o teu projecto de novo? Comenta!

Para mais informações vai a:
http://www.rrw.pt/

Festival Overlive na Marinha Grande


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/ciscoassociacao

Fato/Feto vencem Festival de Corroios

Os Fato/Feto foram os grandes vencedores da edição deste ano do Festival de Música Moderna de Corroios.

Presentes na final estiveram também os Iconoclasts e os Money Makers, mas foi a banda de Évora que levou a melhor. A banda vai ter agora a oportunidade de gravar um EP, como prémio da vitória no concurso.

Parabéns a todos os participantes!

Para saberes mais sobre a banda vencedora vai a:
http://www.myspace.com/fatofeto

The Ballis Band vencem Concurso de Música de Grândola

Realizou-se na passada Sexta a final do Concurso de Música de Grândola que teve como banda vencedora os The Ballis Band que, tal como os Fato/Feto, são de Évora.

Na final estiveram presentes também os Cinza (Odivelas), Iconoclasts (Lisboa), One Week Tour (Barreiro), os inevitáveis Stone Slaves (Alcácer do Sal) e os The Doups (Setúbal). Esta foi pois uma vitória importante e com bastante valor para a banda, que tinha "adversários" de respeito nesta final e, para mais, num concurso que tem já o seu peso entre os muitos concursos que se vão realizando na actualidade.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Para mais informações sobre a banda vencedora vai a:
http://www.myspace.com/theballisband

quinta-feira, 26 de março de 2009

Novo vídeo dos The Aster

Banda - The Aster
Álbum - "Save The Drama"
Música - "Pirates of insomnia"




Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/theaster

1ª Mostra de Bandas QB - Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para um novo concurso de bandas. Trata-se da 1ª Mostra de Bandas QB, que terá lugar entre 1 e 29 de Maio, no QB Bar, na praia de Esmoriz.

As inscrições estão abertas até 24 de Abril. Serão realizadas quatro sessões a 1, 8, 15 e 22 de Maio, com a actuação de três bandas em cada uma delas. A final do evento realiza-se a 29 de Maio.

Se quiseres inscrever o teu projecto contacta com o organizador através do seu myspace (cujo link apresentamos em baixo) e envia o teu contacto de e-mail, myspace do projecto e contacto do responsável.

O vencedor ganhará o direito à gravação de quatro temas no 455 Audiovisual Lab e de um videoclip e terá direito a uma sessão fotográfica.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/qbbar

Downtown Street Rock Fest Sábado em Lisboa


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/purarepressao
http://www.myspace.com/stealyourcrown
http://www.myspace.com/overcomeband

Agenda dos Hot Pink Abuse

Os Hot Pink Abuse continuam a promoção do seu mais recente trabalho "Nowadays". Aponta no tua agenda os locais onde poderás vê-los ao vivo nos tempos mais próximos:

2 Abr 2009 21:30 - Fnac Cascais Shopping, Alcabideche, Lisboa
3 Abr 2009 23:00 - Semana Académica de Beja, Beja
23 Abr 2009 23:00 - Semana Académica de Loulé, Loulé
27 Jun 2009 22:00 - Casa da Juventude Esposende, Esposende

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/hotpinkabuse

Nó+PAL+Stone Free em concerto especial

Um evento bastante curioso que acontecerá no próximo Sábado em Santarém com as bandas , PAL e Stone Free. Os abriram-nos já um pouco o apetite quanto ao que irá acontecer: vão estar em palco as três bandas em simultâneo e os temas tocados serão ordenados cronologicamente, ora por um grupo, ora por outro.

As bandas estão bastante entusiasmadas, o que é um ponto de partida bastante bom para conseguirem passar a sua mensagem ao público. Podem já dar uma espreitadela no myspace dos , onde poderão ter um cheirinho do que irá acontecer.

No Teatro Sá da Bandeira, a não perder!


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/nomusica
http://www.myspace.com/3tontransistor

Rock n' A.D.Ega Sábado em Condeixa


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/rocknadega

quarta-feira, 25 de março de 2009

Plaggio lançam "Criança de Bigode"


Os Plaggio acabam de lançar o seu mais recente trabalho. Trata-se do EP intitulado "Criança de Bigode" e está já disponível no myspace da banda. O formato físico estará disponível a 15 de Abril.

Para quem não conhece, os Plaggio são uma banda do Porto que surgiu em finais de 2005. Tem percorrido vários pontos do país em concerto, desde as Queimas das Fitas 2008 do Porto e Viana do Castelo, ao Rock in Rio Lisboa, também no ano passado.

A banda lança agora o seu registo de estreia e podes fazer já o download do primeiro single no myspace dos Plaggio.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/plaggi

I Festival de Jazz Internacional de Alandroal


Para mais informações entra no:
Sítio da Câmara Municipal de Alandroal

Seleccionados para o Concurso de Música Pop/Rock de Grândola

Já são conhecidas as bandas que irão actuar na próxima Sexta na final do Concurso de Música Pop/Rock Grândola 2009. E entre os seleccionados encontramos alguns projectos dos quais vamos ouvindo falar nos últimos tempos noutros concursos. É o caso dos Iconoclasts, que estão na final do Festival de Corroios, dos The Doups, que estão na final do concurso de bandas de Setúbal ou mesmo dos Stone Slaves, dos quais temos vindo a falar muito nos últimos tempos, não só pela sua participação em vários concursos, mas também pela vitória em alguns deles.

As bandas seleccionadas e que irão subir ao palco na próxima Sexta são as seguintes:

- Cinza (Odivelas)
- Iconoclasts (Lisboa)
- One Week Tour (Barreiro)
- Stone Slaves (Alcácer do Sal)
- The Ballis Band (Évora)
- The Doups (Setúbal)

Assim que tivermos novidades, serão divulgadas.

Para mais informações entra no sítio da Câmara de Grândola.

Dollar Llama lançam "Under The Hurricane"

Os lisboetas Dollar Llama lançam nos próximos dias 3 e 4 de Abril o seu novo trabalho "Under The Hurricane". No dia 3 será na Fábrica do Som, no Porto, com a presença dos convidados Blind Charge. Já no dia 4 a apresentação será no Rock N' Shots, em Cascais, com a banda convidada Don't Disturb My Circles.

"Under The Hurricane" foi gravado entre Setembro e Outubro de 2008 no Crossover Studios, em Linda-a-Velha e masterizado nos EUA.

Neste álbum de 10 temas, e segundo a prória banda, podes encontrar influências de bandas como Down, Alice in Chains, Alabama Thunderpussy e até mesmo Melvins ou Stone Temple Pilots, numa fusão entre as correntes southern e grunge, trazendo uma sonoridade única e inovadora ao rock feito em Portugal.


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/dollarllama

Drill na próxima Sexta em Benavente


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/drillsound

Semana Académica de Beja começa na próxima Segunda


Para mais informações vai a:
http://aeestig.blogspot.com/

terça-feira, 24 de março de 2009

Final do Festival de Corroios é já no próximo Sábado

Realiza-se já no próximo Sábado a final da XIV edição do Festival de Música Moderna de Corroios, um dos melhores eventos do género que acontece no nosso país. Para subirem ao palco foram apuradas três bandas:

- Fato Feto
- Iconoclasts
- Money Makers

Devido ao grande equilíbrio entre as bandas participantes nas eliminatórias, a organização chegou a ponderar a inclusão de uma quarta banda, segundo informa o myspace do evento. No entanto, devido a condicionalismos técnicos e outros difíceis de ultrapassar foi impossível concretizá-lo.

Entretanto, podes votar na tua banda favorita brevemente numa pequena votação que iremos desenvolver.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/festivaldecorroios

Loops apresentam novo álbum no Porto

Os Loops subirão ao palco na próxima Sexta no Porto para apresentarem o seu novo álbum "Nothing Really Ends". O concerto decorrerá no Bar Pin Up e terá início por volta das 23 horas. A entrada valerá 2.5€.

Os Loops são um projecto de Barcelos contituído por Carlos Marques na voz e guitarra, Leonel Miranda no baixo e Filipe Alvarenga na bateria. Depois de uma primeira promo lançada em 2004, os Loops lançaram o seu primeiro EP "No Comments". Depois de algumas participações em compilações e de vários concertos, a banda editou em Fevereiro deste ano o seu primeiro álbum que agora apresenta no Porto.

Justificar completamente
Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/loopsloops

Bandas finalistas para o 5º Concurso de Bandas de Setúbal

Já estão agrupados todos os projectos que estarão presentes na final do 5º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal. As três eliminatórias realizadas a 7, 14 e 21 de Março apuraram os Tears of The Sun, Katharsis e The Amazing Flying Pony. Os The Doups já haviam sido apurados da pré-eliminatória para bandas de Setúbal e os Clunk! foram apurados da eliminatória do segundo lugar, segundo informa o sítio Setúbal na Rede.

A final realiza-se no próximo Sábado e está prevista uma grande festa da música portuguesa. Assim esperamos.

Entretanto, iremos lançar uma pequena votação para sabermos qual a tua banda preferida. Vai passando pelo blogue.

You Should Go Ahead apresentam novo single

Os You Should Go Ahead vão apresentar na próxima Terça o novo single "Dance Myself Tonight", retirado do seu mais recente trabalho "Emotional Cocktail".

A apresentação vai decorrer em concerto a realizar na Sala 2 do Cinema S. Jorge, em Lisboa, a partir das 22 horas.

Entretanto fica aqui o vídeo do single como aperitivo para o concerto da próxima Terça.



Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/ysga

segunda-feira, 23 de março de 2009

"1º Festival de Percussão e Bateria" em Matosinhos


Realiza-se no próximo Sábado o "1º Festival de Percussão e Bateria de Lavra", em Matosinhos, com um cartaz bastante apelativo.

O Festival terá início pelas 15h e contará com nomes como Hugo Danin, Francisco Lima, Jorge Queijo, entre outros. Este Festival tem como objectivo divulgar e promover diferentes perspectivas e abordagens de bateria aos alunos, músicos e amantes destes instrumentos em geral.

Uma iniciativa a não perder!

Para saberes mais sobre o Festival vai a:
http://www.myspace.com/festivaldepercussaoebateria

Equaleft vencem Arena Metal

Os Gaienses Equaleft foram os vencedores do concurso para bandas ibéricas com som mais pesado "Arena Metal". A final realizou-se no passado Sábado no bar Metalpoint, no Porto. Estiveram também em palco os Echoes Of The Fallen Messiah (Leiria), Brute Force (Lisboa), Drop D (Valongo) e Urban War (Porto).

Os Echoes Of The Fallen Messiah acabaram por conquistar o segundo lugar e os Brute Force o terceiro.

A banda vencedora irá actuar no Moita Metal Fest no próximo fim-de-semana. Ganhou também o direito a gravar dois temas no estúdio SoundTrap, no Porto. Os três primeiros classificados ganharam vales de desconto no mesmo estúdio.

Estiveste presente no final do passado Sábado? Comenta e conta-nos como foi...

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/arenametal

domingo, 22 de março de 2009

Semanas Académicas e Queimas 2009

Nos últimos tempos temos tentado activar uma nova funcionalidade aqui no blogue. Tendo em vista a falta de informação geral que todos os anos há sobre as Semanas Académicas ou Queimas das Fitas que se realizam por esse país fora, achamos necessário criar um local com informação condensada sobre esse tipo de eventos.

Sendo assim, decidimos criar na barra do lado direito do blogue um novo campo com o nome "Semanas Académicas e Queimas 2009" onde pretendemos colocar um link para cada um desses eventos onde todos poderão, facilmente, consultar o cartaz de cada um deles.

O maior problema com que nos deparamos ao criar esta lista é a pouquíssima informação ao público dos nomes para o cartaz de cada uma das Semanas Académicas ou mesmo das datas em que as mesmas se realizam.

Neste âmbito, vimos pedir a vossa ajuda: se conhecerem links melhores do que aqueles que publicamos, onde se possa conhecer os nomes dos cartazes das Semanas Académicas, se conhecerem mesmo algumas que não estejam na nossa lista e tiverem informações sobre datas ou nomes para o cartaz, façam o favor de partilhar com todos aqueles que visitam A Nova Música Portuguesa, de modo a completarmos as informações partilhadas.

Para já, aqui fica o cartaz da primeira Semana Académica de que temos conhecimento e que tem início precisamente hoje na Covilhã, com alguns nomes fortes da cena musical portuguesa, tais como Deolinda, Linda Martini ou Vicious Five.

Ficamos à espera das vossas participação e ajudas para completarmos o mais possível esta lista. Podes ajudar-nos comentando esta notícia ou através do nosso e-mail habitual anovamusicaportuguesa@gmail.com.

sábado, 21 de março de 2009

Primeiro vídeo para o novo álbum dos Corsage

Banda - Corsage
Álbum - "Finito L'Amore"
Música - "Dried Up, River Blues"

Dried up, river blues


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/corsage

sexta-feira, 20 de março de 2009

Concurso de bandas "United in Sound" - Correcções

Tendo em conta as mensagens que temos recebido desde ontem, é necessário fazer aqui algumas correcções, no que diz respeito ao concurso de bandas "United in Sound".

Na realidade houve aqui um mal entendido da nossa parte, sobre o qual assumimos desde já toda a responsabilidade. De facto, perguntamos via myspace à banda In:Motion se tinham sido eles os vencedores do concurso, uma vez que tínhamos reparado que tinham ficado à frente na votação online. Como pensamos que era essa a forma de reconhecimento dos vencedores, demos a notícia de que os In:Motion tinham ganho o concurso. O que não corresponde à verdade.

Ainda ontem à noite, os In:Motion tentaram entrar em contacto com o blogue para fazermos a correcção, uma vez que não queriam que as outras bandas pensassem que estavam a dar informações erradas. No entanto, só à pouco vimos as mensagens da banda, assim como a correcção dos Iconoclasts, banda classificada em segundo lugar.

Na realidade, os Skeezos foram os vencedores absolutos do concurso "United in Sound", com a atribuição de um prémio de 1500€ ou a edição de um CD gravado ao vivo, além de que irão fazer a primeira parte do concerto dos Mesa no Cais de Gaia a 1 de Maio. Em segundo lugar ficaram os Iconoclasts, a quem foi atribuído um prémio de 500€ em material Yamaha.

Para além disso a organização alargou este ano o concurso à participação do público (e daí a nossa confusão). Foram disponibilizados temas de várias bandas para audição na net e foi feita uma votação para a escolha do público da sua banda preferida. E aqui a escolha do público caiu nos In:Motion, que abrirão o festival "United in Sound" a 30 de Abril, ao fazerem a primeira parte dos Blind Zero.

Ficam aqui as correcções e as nossas mais sinceras desculpas a todos os visados.

Para leres a notícia completa no sítio da organização entra aqui.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Blá Blá Blá vencem IX Guitarmageddon

Realizou-se ontem a final do IX Guitarmageddon, concurso de bandas organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em palco estiveram três bandas: Blá Blá Blá, My Truly Magnificient Band e The Sticks and Stones and Broken Bones.

Os Blá BLá Blá foram os grande vencedores do concurso. A banda de Esposende, é já reincidente neste tipo de concurso, tendo vencido, por exemplo, o Rock na Praia ou o Pro Rock, concursos realizados no ano passado e os quais acompanhamos.

Para mais informações sobre a banda vencedora vai a:
http://www.myspace.com/osblablabla

Angel's Acústico entra amanhã na sua fase decisiva

Realiza-se já amanhã a primeira meia-final do concurso de bandas Angel's Acústico, em Cascais. São nove os projectos apurados para esta fase da prova, que terão agora mais uma oportunidade para mostrarem o que valem. As meias-finais estão assim alinhadas:

20 de Março (Sexta):
- Skills
- Melodraw
- Cinza
- HMB
- Stone Slaves

28 de Março (Sábado):
- Vault
- Kasulu
- Garra
- Snapshot

Assim que tivermos mais novidades serão aqui postadas.

Para mais informações vai a:
http://www.csproducoes.pt.vu/

Sidewalkers apresentam EP de estreia no Sábado em Alcobaça

Os Sidewalkers são uma banda de Alcobaça que, embora tenha iniciado a sua actividade em 2007, só em 2008 saiu mais a sério da garagem. Fizeram a primeira parte dos americanos Morlocks, tocaram no Festival Rock’s Pot com os espanhóis The Blows e All Star Project e ficaram em segundo lugar no concurso de bandas "Cassete Clinic" do ano passado.

No final do Verão entraram em estúdio para gravar o EP que agora editam em edição de autor e que algumas expectativas tem criado, o que é comprovado pelo facto de receberem regularmente no seu myspace mais de 100 visitas diárias desde o início do ano de 2009.

A banda apresenta no próximo Sábado o seu EP de estreia no bar Clinic, em Alcobaça.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/sidewalkerspace

United in Sound com vencedores conhecidos

O concurso já terminou no mês passado, mas só hoje tivemos notícias do "United in Sound", concurso de bandas realizado em Vila Nova de Gaia, notícias essas fornecidas pela banda In:Motion.

O concurso apurou os vencedores através de uma votação online, sendo que foram apurados três vencedores: os In:Motion em primeiro lugar, os Iconoclasts em segundo e os Skeezos (vencedores do concurso de bandas da Queima do Porto) em terceiro.

Para já, a Câmara Municipal de Gaia, organizadora do evento, está a preparar um concerto dos vencedores com os Blind Zero, a ter lugar a 30 de Abril. Os In:Motion, uma das bandas vencedoras revelou à Nova Música Portuguesa que "ficamos muito contentes com o resultado, mas já o tínhamos ficado com a nossa prestação. Actuamos sem um membro que se encontrava fora do país e receamos que a nossa qualidade musical não estivesse de acordo com as nossas espectativas. As reacções no local foram fenomenais e desde o primeiro momento sentimos que tinhamos atingido o objectivo".

Parabéns aos vencedores!

Para mais informações sobre as bandas vencedoras vai a:
http://www.myspace.com/inmotiononline
http://www.myspace.com/skeezos2000
http://www.myspace.com/iconoclasts

quarta-feira, 18 de março de 2009

The Doups dão quatro concertos numa única noite

Os The Doups vão desenvolver na próxima Sexta uma iniciativa, no mínimo, original. Chama-se "Uma Banda, Uma Noite, Quatro Bares, Quatro Concertos" e quer dizer isso mesmo: a banda irá actuar na noite de Sexta em quatro palcos diferentes, em bares do concelho de Setúbal.

Esta será uma boa oportunidade para conheceres ao vivo o EP "5 Fellows in The Attic", que a banda se encontra a promover e o qual podes sacar de forma gratuita e legal. Para o fazeres vai ao myspace dos The Doups.

A ordem dos concertos será a seguinte:

- Art Café (21.30h)
- Rock a Lot (22.30h)
- Desassossego (23.30h)
- MXL (00.30h)

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/thedoups

Mandrágora iniciam digressão este Sábado na Maia

Os Mandrágora iniciam no próximo Sábado a digressão de divulgação do aclamado álbum "Escarpa", edita no ano passado. O concerto será no bar Tertúlia Castelense, na Maia, e será uma excelente oportunidade para tomares contacto com este novo trabalho ao vivo.

Este concerto insere-se na "Década Tour", alusiva aos dez anos que a banda leva a dar música de alta qualidade a todos os que a quiserem ouvir.

Para já a banda tem mais duas datas marcadas até ao final do ano (Espanha e Grécia), mas muitas outras surgirão naturalmente no nosso país. Fica por isso atento ao myspace da banda.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/mandragorafolk

T.O.G Fest termina amanhã em Barcelos


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/iamwalterbenjamin
http://www.myspace.com/azevedosilva
http://www.honeysound.com/

terça-feira, 17 de março de 2009

Novo vídeo dos Karpe Diem

Já aqui apresentamos o primeiro vídeo dos Karpe Diem referente ao novo álbum da banda. Apresentamos agora o segundo de um total de quatro que a banda irá lançar. Este é um pouco diferente do primeiro e tem como som de fundo a canção "De Todos os Males".

É um vídeo onde a banda partilha, através de imagens captadas pela câmara, alguns dos momentos pelos quais já passou em palco, estúdio ou na estrada.

Queres voar com os Blasted até aos Açores?

Os Blasted Mechanism estão a desenvolver um passatempo no mínimo original, associada ao novo álbum da banda.

Como já deves saber, os Blasted estão para lançar um novo trabalho intitulado "Mind at Large". Segundo a própria banda, "este é um disco "Solar", onde a estética e sonoridades singularesdo grupo conduzem a uma nova proposta de navegação nesta nave espacial que é a terra".

No dia 8 de Abril vais poder acompanhar os Blasted Mechanism no concerto de lançamento do álbum, nada mais nada menos que na Ilha de S. Miguel, nos Açores. Por esta altura vais ter a oportunidade de conhecer a nova imagem da banda e o novo espectáculo ao vivo.

Para isso está a ser preparado o "Blasted Fan Plane", que parte a 7 e chega a 9 de Abril, onde 160 fãs vão acompanhar a banda nesta viagem inesquecível.

Se te quiseres habilitar à viagem basta fazeres a pré-compra deste novo álbum numa loja Fnac ou em Fnac.pt até 28 de Março, preencheres o formulário com os teus contactos e responderes a uma pergunta sobre a banda. Em função das respostas os Blasted Mechanism vão escolher 160, mais 50 suplentes. Os vencedores serão divulgados a 2 de Abril no sítio da Fnac.

Mesmo que não ganhes a viagem, habilitas-te a ter a hipótese de viajar com a banda em futuros concertos a Espanha, México e Hungria, para além de ganhares automaticamente um vale de desconto de pelo menos 5€ para os concerots que a bandas está a preparar para o final do ano nos Coliseus do Porto e Lisboa.

Para mais informações vai a:
http://www.blastedmechanism.com/
http://www.myspace.com/blastedmechanism

M.U.C.O. dão a conhecer vídeo da música "Raiva"

Banda - M.U.C.O.
Álbum - Sem álbum editado
Música - "Raiva"



Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/mucosica

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dazkarieh lançam novo trabalho na próxima Quarta


Os lisboetas Dazkarieh lançam, na próxima Quarta o seu aguardado novo trabalho. A apresentação será no Cinema S. Jorge, em Lisboa. O álbum, intitulado "Hemisférios", tem já bastantes datas de promoção em vários países do globo (Alemanha, Áustria, Singapura, Polónia, Malásia...).

Em Portugal a banda irá passar Arruda dos Vinhos, Beja e Pinhal Novo, em Abril e Maio, entre outros locais. Espreita o myspace da banda para saberes se passam próximo de ti...

São, portanto, excelentes notícias! Venha de lá esse álbum que aguardamos com entusiasmo!

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/dazkarieh

Guitarmageddon com bandas apuradas para a final

Os Blá Blá Blá, My Truly Magnificient Band e The Sticks and Stones and Broken Bones foram as três bandas apuradas para a final do IX Guitarmageddon. O evento realizar-se-á na próxima Quarta no Plano B, no Porto. Assim que tivermos novidades postaremos aqui.

Se estiveste presente em alguma das eliminatórias, deixa o teu comentário e diz-nos como foi.


Para mais informações vai a:
http://www.aefeup.pt/pages/245

Mão Morta e The Fox Sábado em Torres Vedras


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/maomorta
http://www.myspace.com/thefoxlair

Gazua apresentam "Música Pirata" já no próximo Sábado em concerto especial

"Música Pirata" é o nome do segundo disco dos Gazua, banda de Rock cantado em Português. Segundo a própria banda, num país que não abre as portas necessárias às novas criações dentro da música nacional, o nome do disco assume um caminho alternativo em relação à estrutura instituída.

O lançamento oficial deste trabalho vai ser marcado por um concerto a realizar no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Júlio de Matos, mais precisamente na sua sala Polivalente, no próximo Sábado, pelas 21 horas.

A abrir o concerto vai estar o Grupo de Gaitas de Foles da Casa Pia, composto por 12 estudantes desta instituição. A ideia deste convite surge no seguimento da banda querer oferecer um espectáculo um pouco diferente do habitual dentro do circuito mais rockeiro. Cruzar diferentes estilos e fazer da música uma linguagem mais universal.

Durante a actuação dos Gazua, Tiago Gomes (editor da revista Bíblia e autor de várias publicações), irá ler alguns textos do poeta Francisco Costa, (interno deste hospital), tentando a banda desta forma fazer uma ponte entre o que se passa dentro e fora desta Instituição.

Nos momentos antes, durante e depois dos concertos o som ambiente estará a cargo do DJ Billy numa revisitação ao que se tem feito de Punk/Rock nestas ultimas três décadas.

A festa promete e como evento sem fins lucrativos a entrada será livre.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/gazua

Corsage apresentam novo álbum na Sexta em Cascais

Eles são o Nuno Damião na guitarra, cornetim e arranjos de sopros, Rui Coelho na bateria, Henrique Amoroso na voz e Pedro Temporão no baixo, que já passou pelos Actus Tragicus, Cello e Raindogs tal como Carlos António Santos, o homem do piano, teclados e acordeão. Também se ouve a voz doce e sussurante de Sanja Chakarun em participação especial e como convidados Gonçalo Lopes no clarinete e Carlos Santa Clara no violino. A produção é da banda e de Hélder Nelson.


Juntos são os Corsage que continuarão a apresentação do seu novo álbum "Finito L'Amore" no Rock'n'Shots, em Cascais, na próxima Sexta. Para além desse concerto a banda tem já várias datas marcadas:

27 Março - Fábrica do Braço de Prata - 23.00h

3 de Abril - Fnac Colombo - 21.30h

5 de Abril - Fnac Almada - 17.00h

18 de Abril - Fábrica do Braço de Prata - 23.00h

25 de Abril - Galeria do Desassossego (Beja) - 23.00h

8 de Maio - Fábrica do Braço de Prata - 23.00h

24 de Julho - Fábrica do Braço de Prata - 23.00h


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/corsage

Este Sábado em Lisboa...


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/lxmusicpt

domingo, 15 de março de 2009

Já são conhecidos os finalistas do Arena Metal

Realizaram-se no passado dia 7 e na última Sexta as duas meias-finais do concurso ibérico de bandas Arena Metal. Serão quatro as bandas finalistas que irão subir ao palco do Metal Point, no Porto, no próximo dia 21, para tentar a vitória neste concurso:

- Brute Force (Lisboa)
- Echoes of The Fallen Messiah (Leiria)
- Equaleft (Vila Novas Gaia)
- Drop D (Valongo)

Relembramos que os prémios incluem a actuação no Moita Metal Fest, nos próximos dias 27 e 28 de Março, e a gravação de dois temas no Estúdio Sound Trap (Porto) para a banda vencedora e também vales de desconto no Estúdio SondTrap para os três primeiros classificados.

Estiveste presente em alguma das eliminatórias? Comenta e conta-nos como foi...

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/arenametal

quinta-feira, 12 de março de 2009

Novo vídeo de Rita Redshoes

Artista - Rita Redshoes
Álbum - "Golden Era"
Música - "Choose Love"

Choose Love


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/ritaredshoes

Março Jovem em Portimão


Para mais informações vai a:
http://www.cm-portimao.pt/

Swallowed By Hole disponibilizam EP para download gratuito

Os Swallowed By Hole são uma banda de Lisboa que se encontra, de momento, a divulgar o trabalho gravado no final de 2008.

A sonoridade trash e a atitude "in your face", bem vincada pela banda, são imagens de marca deste heterogéneo grupo que tenta acrescentar alguma raça ao panorama musical actual.

A banda disponibiliza para download gratuito o EP "Live Session", uma demo de quatro músicas gravadas no Estúdio Q (Alfragide) em take directo, com a colaboração de Rizzo, dos Utopium.

O link para download é o seguinte:
http://www.sendspace.com/file/9hx653

Para mais informações vai a:
http://myspace.com/swallowedbyhole

EP de estreia dos Kenny disponível no ITunes

Como já foi referido neste blogue, os portuenses Kenny lançaram finalmente o seu EP de estreia, intitulado "Sépia". Agora o EP está disponível para download no ITunes, à espera de todos os amantes do bom rock cantado em português.

A banda continua a apresentação do seu novo trabalho, sobre o qual tem tido boas críticas.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/wekilledkennyband

South by Southwest com direito a blogue

A Nova Música Portuguesa quer convidar todos os interessados a visitarem o blogue sobre as incidências dos portugueses que irão participar no Festival South by Southwest, Texas, EUA. Um blogue interessante, onde podes encontrar os horários de todos os concertos, conversas com os presentes e informações relacionadas.

As participações portuguesas no festival vão de 18 a 21 de Março. Aos vários palcos do festival subirão The Legendary Tigerman, Clã, Nicole Eitner, David Fonseca e Rita Redshoes.

Para estares a par de todos os acontecimentos vai a:
http://www.cronicasdeaustin.blogspot.com/

quarta-feira, 11 de março de 2009

Deep Sleep lançam novo álbum a 23 de Março

Formados em 2005 na cidade do Porto, os Deep Sleep apresentam-se como uma banda electro-pop, abertamente influenciada por David Bowie, Depeche Mode ou The Cure.

Após terem disseminado as suas composições pelo ciberespaço com o promissor “Sessions EP” e uma série de singles lançados exclusivamente no Myspace, apresentam agora um poderoso álbum de estreia, integralmente produzido pela banda no mais puro espírito de guerilla indie.

“Shadow of a Dream” é um álbum de sonoridades que vão da pop com ritmos de dança contagiantes a paisagens sonoras urbanas e introspectivas.

O disco chega às lojas nacionais a 23 de Março, pela Compact Records.

Para mais informações vai a:

http://www.myspace.com/sleepersongs

IX Guitarmageddon - Eliminatórias esta semana

Teve ontem início o IX Guitarmageddon, concurso de bandas organizado pela Associação de Estudantes da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). As eliminatórias tiveram ontem início e prolongam-se por hoje e amanhã no Plano B. A final realiza-se no dia 18 no mesmo espaço.

Actuações:

Terça-Feira (dia 10):
22h30- Biz Woh
23h00- Blá Blá Blá
23h30- Urban Technic
00h00- Insulae

Quarta-feira (dia 11):
22h30- Without Death Penalty
23h00- My Truly Magnificient Band
23h30- Sawyer
00h00- Papel de Rascunho-The Zeego

Quinta-feira (dia 12):
22h30- N.O.T
23h00- Whatever
23h30- Phist
00h00- The Sticks and Stones and The Broken Bones

Para mais informações vai a:
http://www.aefeup.pt/pages/245

terça-feira, 10 de março de 2009

Novo álbum: "Transumâncias Groove" - Uxu Kalhus

Nos últimos tempos tenho aumentado o meu interesse pela dita música tradicional com o aprofundamento do conhecimento de grupos como Galandum Galundaina, Toques do Caramulo, entre outros, e pela música que faz a ponte entre o tradicional e outros estilos musicais (que de tradicional pouco revelam). O primeiro projecto que me ocorre à ideia é o de Fadomorse e o seu "Folklore Hardcore". Agora, neste rede de intercâmbios de estilos e de reinvenção do tradicional, surge-nos o álbum "Transumâncas Groove", dos Uxu Kalhus, o segundo álbum da banda.

Deixando desde já de parte qualquer tipo de isenção, este é um álbum que me conquistou por completo à medida que o ia ouvindo. É uma lição de como algo bem feito pode fazer todo o sentido do mundo, quase como se tivesse existido desde sempre. Como se fosse a ordem natural do universo.

A chamada "fusão" entre o tradicional e outros estilos pode ser um território perigoso a percorrer. Mas, neste caso, não o é definitivamente. Este álbum é uma lição de música tradicional que se reinventa a cada construção musical. É uma excelente porta de entrada no estilo para quem se sente pouco à vontade a percorrê-lo.

Este é um álbum que transpira felicidade e energia e nos faz sentir orgulho da música que se faz no nosso país. É um álbum que, com uma roupagem tipicamente nossa, portuguesa, transpira influências universais cuja "fusão" parece ter existido desde sempre. É algo de novo, mas que não o parece. Sem dúvida, será um dos álbuns do ano em Portugal.

Bruno Magalhães
"A Nova Música Portuguesa"

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/uxukalhus

Muralhas Terrace - 1ª Eliminatória

Realizou-se na passada Sexta o primeiro dia do Concurso de Bandas Muralhas Terrace, em Cascais. Os Teatro Universal foram a banda vencedora desta primeira eliminatória, seguidos dos Spiritual Way (em segundo lugar) e Zootek (em terceiro). Todos se apuraram para as meias-finais a realizar a 10 e 24 de Abril.

Para os curiosos, podem ler a crónica do evento no blogue dos Agressiv, uma das bandas participantes e à qual agradecemos as informações. O concurso continua na próxima Sexta.

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/muralhasconcursodebandas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Skeezos vencem concurso e actuam na Queima do Porto

Os Skeezos foram os grandes vencedores do Concurso de Bandas da Queima das Fitas do Porto e ganharam, assim, a oportunidade de poderem abrir as hostes musicais na Queima das Fitas da cidade. É uma excelente oportunidade para a banda se mostrar a milhares de pessoas. Os Skeezos são então a primeira banda confirmada no cartaz da Queima do Porto, apesar de já começarem a ser ouvidos alguns nomes que ainda carecem de confirmação.

Os três primeiros classificados do concurso foram:

1º lugar - Skeezos
2º lugar - Garage 9
3º lugar - Urban Technic

Agradecemos desde já aos Urban Technic e aos Skeezos pelas informações fornecidas.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Nova coluna: "Novas bandas, novos valores"

A coluna não é propriamente nova, mas assim causa mais impacto. No sentido de melhor dinamizar esta secção do blogue, vimos abrir o espaço a todas as bandas que o quiserem usar. Apenas duas condições: A banda tem que ter menos de um ano e não ter qualquer ligação a uma editora.

O objectivo é dar a conhecer a um maior número de pessoas a música que todos os dias nasce em Portugal, em bruto, à nascença. Sendo assim, se se quiserem dar a conhecer, enviem para o nosso e-mail um texto, preferencialmente escrito na terceira pessoa, com a apresentação do teu projecto (estilo musical, como nasceram, histórias engraçadas, alguns concertos que vos tenham marcado, etc.) e material de apoio: uma ou duas fotos, o vídeo de um concerto ao vivo ou o que entenderem que seja minimamente apresentável e identificativo do vosso projecto.

Não teremos um dia em específico para colocar os textos no blogue. Depende do número de projectos que participarem. No entanto, avisaremos os visados quando isso acontecer. Durante pelo menos um dia estarão em destaque n'A Nova Música Portuguesa.

Envia o material para:
anovamusicaportuguesa@gmail.com

"Ao vivo com": Zoetrope (Rui Horta e Micro Audio Waves)

Banda - Micro Audio Waves com Rui Horta
Espectáculo - "Zoetrope"
Local - Cine-Teatro Pax Júlia, Beja
Data - 3 de Março de 2009
Início do espectáculo - Cerca das 22h10

O início do espectáculo coincidiu com a altura da abertura de portas. Quando o público começa a entrar já há um elemento em palco e o som a envolver-nos a partir das colunas. Uma espécie de "intro" para adaptação a um ambiente estranho. O cenário é pensado até ao último pormenor. O espectáculo vive muito da conjugação de muitos "pequenos" pormenores. O som desconcertante percorre todo o auditório. De repente... Luzes que ferem a vista, que ofuscam e marcam o arranque de um espectáculo gráfico, sonoro, de movimento, caracterização e multimédia. Ninguém fica indiferente.

A música foi quase totalmente criada de raíz (não se encontra em qualquer álbum da banda). É um espectáculo sem intervalos para aplausos e sem comunicação com o público tal como estamos habituados, mas que todo ele é comunicação com os nossos instintos mais básicos. Remete-nos para cantos obscuros da nossa existência. Deixa-nos incomodados e inquietos. Todos temos segredos.

É, acima de tudo, um espectáculo de provocação e de sensações contraditórias entre aquele casulo sob a forma de Cine-Teatro e o resto do mundo. É um espectáculo de perspectiva. De lembranças ténues e longínquas. De medos. De existência. Da nossa própria existência.



Um espectáculo de 1h10 ao nível dos melhores. Atinge-nos em cheio. Depois, o mundo cá fora. Em tons de "Zoetrope".

Excelente. O espectáculo vai estar nas próximas semanas em Torres Novas, Caldas da Rainha, Estarreja e Portalegre. A não perder!

Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/microaudiowaves

Concursos de Música para este fim-de-semana

São vários os concursos que irão dar música hoje e principalmente amanhã por vários pontos do país. Cascais, no entanto, apresenta-se como o grande pólo deste conjunto de concurso, com nada mais nada menos que três e 15 bandas a actuarem um pouco por todo o concelho. De uma forma ordenada, aqui ficam as datas, locais e projectos:

1 - Muralhas Terrace - Concurso de Bandas 2009 (Alcabideche, Cascais)

Tem início hoje este novo concurso de bandas. Subirão ao palco os Skills & The Bunny Crew (Almada), Zootek (Lisboa), Spiritual Way (Lisboa), Agressiv (Esmoriz) e Teatro Universal (Lisboa). As restantes três eliminatórias realizam-se a 13, 20 e 27 deste mês.


Para mais informações sobre este concurso vai a:
http://www.myspace.com/muralhasconcursodebandas

2 - 14ª Edição do Festival de Música Moderna de Corroios (Corroios, Seixal)

Realiza-se já amanhã a 2ª Sessão daquele que é um dos maiores e melhores concursos de bandas do país. Subirão ao palco os Money Makers (Lisboa) e os Puny (Viseu/Anadia/Lisboa). A completar a noite e fora do âmbito do concurso estarão os convidados Os Golpes. As próximas sessões serão a a 14 e 21 deste mês e a final a 28.

Para mais informações sobre este concurso vai a:
http://www.myspace.com/festivaldecorroios

3 - 1º Concurso de Bandas da Região Algarvia - Musicalgarve (Faro)

Tem início amanhã este concurso, com a realização da primeira das duas eliminatórias que se irão realizar (a segunda é a 14 e a final a 28 de Março). Subirão ao palco os Just a Noise, Pelintras (Faro), Sattor (Faro) e Vontadextrema. Na final estarão presentes os convidados especiais Komodo Wagon.


Para mais informações sobre este concurso vai a:
http://www.myspace.com/icancu2

4 - Angel's Acústico (Carcavelos, Cascais)

Realiza-se também amanhã a terceira e penúltima eleminatória do Concurso Angel's Acústico. Subirão ao palco os Kazulu (Oeiras), Afonso's, Pintarolas (Lisboa), Mist e os Cinza (Lisboa). Este concurso termina no próximo fim-de-semana.

Para mais informações sobre o Angel's Acústico vai a:
http://www.csproducoes.pt.vu/

5 - 5º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal

Tem início hoje este concurso de bandas, que começa já a ganhar um historial de respeito. O concurso terá em palco os Ashes (Tomar), Green Grass Riddle (Lisboa), Pay Per View (Porto) e os Tears of The Sun (Setúbal). As próximas eliminatórias serão a 14 e 21 e a final a 28 de Março.

Para mais infomrações sobre este concurso entra aqui.

6 - Arena Metal (Bar Rock n' Shot, Cascais)

O Arena Metal começa a entrar na sua fase decisiva. Amanhã realiza-se a primeira meia-final do concurso em Cascais (a outra é no Porto, na próxima semana). Brute Force (Lisboa), Echoes of the Fallen Messiah (Leiria), Legal Evidence (Lisboa), My Enchantment (Setúbal) e os repescados Drakkar (Almada).

Para mais informações sobre vai a:
http://www.myspace.com/arenametal

Festival "Fade In" amanhã em Leiria


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/fadeinfestival

quinta-feira, 5 de março de 2009

Estão abertas as votações para o SBSR Preload

Estão abertas deste ontem as votações nas bandas inscritas no SBSR Preload. Podes votar apenas uma vez até 31 de Março na tua banda favorita para estar presente no palco do SBSR do próximo Verão.

A fase seguinte será a da decisão do júri quanto à selecção de entre os mais votados que, neste caso, acontecerá entre 1 e 10 de Abril. No dia 15 do mesmo mês serão anunciados os grandes vencedores do concurso.

Para poderes votar e para mais informações sobre as bandas vai a:
http://www.superbock.pt/SuperMusic/Preload2009/

Amanhã em Lisboa...


Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/bunnyranchspace