
Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/clandestinovozativa
http://www.myspace.com/novomundoordem
Uma nova abordagem à música portuguesa começou a nascer nos últimos anos. Este blogue tem como objectivo falar um pouco do passado, do presente e do futuro da música portuguesa, sempre com a tua participação. Podes encontrar ainda TUDO SOBRE FESTIVAIS E CONCURSOS DE MÚSICA! Envia notícias para anovamusicaportuguesa@gmail.com


2ª Arena - 06 de Fev. Fabrica de Chocolate – Vigo – Espanha:
Minim (Vigo - Esp)
Cobra (Bizkaia - Esp)
Struendo (Córdoba - Esp)
Reptile (Guimarães)
3ª Arena - 06 de Fev. In Live – Moita:
Drakkar (Almada)
Mindfeeder (Barreiro)
The Ransack (Lisboa)
Undersave (Lisboa)
4ª Arena - 07 de Fev. Alfa Bar – Leiria:
Raven Soul (Leiria)
Seven Stitches (Grândola)
Tales For The Unspoken (Coimbra)
Echoes of the Fallen Messiah (Leiria)
5ª Arena - 13 de Fev. Metal Point – Porto:
Web (Porto)
Sincracy (Povoa de Varzim)
Kandia (Porto)
Anifernyen (V.N. Famalicão)
6ª Arena - 20 de Fev. Metal Point – Porto:
Rev Tend (Porto)
Epping Forest (Felgueiras)
Urban War (Porto)
Echidna (V.N. Gaia)
7ª Arena - 21 de Fev. Rock n’ Shot – Cascais:
Darkside of Innocence (Sintra)
Legal Evidence (Lisboa)
Dispatch Note (Lisboa)
My Deception (Sintra)
8ª Arena - 23 de Fev. In Live – Moita:
Fiona At Forty (Almada)
Memorial Death (Lisboa)
My Enchantment (Setúbal)
The 7th Circle (Lisboa)
9ª Arena - 27 de Fev. Metal Point – Porto:
Equaleft (V.N. Gaia)
Drop D (Valongo)
Agressiv (Esmoriz)
Assassinner (Porto)
Arenas das Meias Finais:
07 de Mar. Rock n’ Shot – Cascais:
Vencedores da 3ª Arena, 4ª Arena, 7ª Arena, 8ª Arena e Banda Repescada
13 de Mar. Metal Point – Porto:
Vencedores da 1ª Arena, 2ª Arena, 5ª Arena, 6ª Arena e 9ª Arena
Arena Final:
21 de Mar. Metal Point – Porto:
Os dois Vencedores de cada Meia Final
Para mais informações vai :
http://www.myspace.com/arenametal


São já conhecidos os oito finalistas da 14º Edição do Festival de Música Moderna de Corroios'09. Para além dos finalistas foram escolhidas três bandas como suplentes. As bandas são as seguintes:
Fato/Feto (Évora)
Hot Limousine (Alcobaça)
Iconoclasts (Lisboa)
Indigo (Leiria)
Kinds ( Lisboa)
Money Makers (Lisboa)
Puny (Viseu/Anadia)
The Scart (Abrantes)
Suplentes :
Zop (Seixal)
No Sweat (Leiria)
Clunk (Lisboa)

A sua música sabe a bourbon e a cigarros, tem a textura do sangue que jorra nos filmes de Tarantino e Robert Rodriguez, invocando por outro lado a sensualidade das dançarinas de can can e os segredos antigos do good old blues.
Do bom velho Rock and Roll, à Bossa e ao Jazz, passando pelo Indie Pop e pelo Cabaret, se pudéssemos recuar no tempo talvez os pudéssemos encontrar algures na Europa continental dos anos 20, na América dos 40 e 50 ou na Inglaterra dos anos 60 e 70. Talvez até no futuro. Um futuro bem próximo por sinal, pois vão estar na Restart já no próximo dia 29 de Janeiro.

Já está à venda o álbum de estreia dos Karpe Diem. "Das sete canções que o compõe, quatro são o nosso som actual, sob produção carinhosa e cuidada de Paulo Ferro, nos Estúdios STS. Mas não quisemos deixar de partilhar um outro registo para nós histórico, o que esteve nas origens desta formação, o caso das outras três canções gravadas há cerca de 4 anos, entre Almada e Sacavém, com a produção de António Corte real, guitarrista dos UHF e Revolta, a quem também devemos sinceros agradecimentos".
Ainda não se sabem pormenores sobre quais os locais de venda directa deste CD, mas a banda não quis aguardar mais tempo. Por isso, numa primeira fase está disponível em exclusivo no sítio www.karpediem.org, ao preço de 5€ mais portes de envio.
"Vão seguir-se mais novidades. Destacamos 4 vídeos, produzidos e realizados pelo guitarrista David Monge. Sem muitos meios, é certo, mas vale a pena verem". Neste particular está já disponível o primeiro vídeo da banda, referente à canção que abre o álbum, "Uma Cama no Chão” (o qual apresentamos em baixo).
karpe Diem Uma cama no chaoPara mais informações vai a:
http://www.karpediem.org/
JP Simões fará a próxima apresentação de "Boato" o seu próximo disco com edição agendada para o próximo mês, em Beja no Teatro Pax Julia, no próximo dia 4 de Fevereiro (22.00).“Boato” pode ser considerado um trabalho de transição. Diz JP Simões que “trata-se de um disco ao mesmo tempo antológico e novo, considerando que tem temas dos últimos dez anos de edições musicais e doze inéditos. Na verdade, pareceu-me uma boa oportunidade para editar um trabalho de transição entre tudo o que produzi até 2008 e qualquer coisa absolutamente diferente que anseio em fazer para breve (ou para quando calhar), considerando que ainda não faço ideia do que seja.”
A entrada para este espectáculo custará 5€ e pode ser reservada através do Contacto do PAX JULIA (284 315 090).
Para mais informações vai a:
Noiserv continua a apresentação do disco "One Hundred Miles From Thoughtlessness" e segue este fim-de-semana para norte, num total de quatro datas nas Fnacs:


Já não é uma novidade totalmente fresca, mas Lder lançou a sua homónima demo de estreia.
O novo álbum dos Black Sofa será oficialmente lançado online no dia 30 de Janeiro, pelas 00H00.
doismileoito são 3. Três que ensaiam numa cave húmida com uma figueira plantada no tecto. A cave é do André. Os outros dois, também da Maia, são o Pedro Pode e o Nico. Estão debaixo da figueira todos os dias desde que, numa tarde de tempestade em 2005, ali se encontraram para fugir ao granizo e resolveram que podiam utilizar os instrumentos húmidos escondidos na cave. Juntos, não têm a idade do Manoel de Oliveira, mas no “Aniki Bóbó” haviam miúdos mais novos que eles.
Depois de fugirem à chuva, fizeram uma canção. Os instrumentos húmidos na cave eram uma guitarra, um baixo e uma bateria. Depois de comprarem um microfone, fizeram muitas mais. Mas nunca mais deixaram aqueles instrumentos – de vez em quando utilizam também um piano eléctrico com bolor na tampa.
doismileoito são letras. Em português. E são músicas. Que se podem ouvir em todo mundo. Porque são Rock.
Depois, foram para a estrada mostrar os discos que ouviam transformados em canções dos doismileoito – o Rock tem esta particularidade de soar a Rock, mas nunca se sabe muito bem de onde vêm as influencias.
Um dia, em 2006, passaram pelo Festival do Sudoeste porque foram os vencedores da edição desse ano dos TMN Garage Sessions. Já em 2008, levaram a sua música para estrada. Agora, as canções dos doismileoito estão a chegar às pessoas.
E já não vão parar.
Porque os doismileoito são Rock “curto e grosso” que se entranha e não chega a estranhar-se. São canções para cantar – letras para entoar e melodias para assobiar ou trautear.
Em 2007 houve “Acordes com arroz” – o primeiro single da vida dos doismileoito – nas rádios, televisões, internet, nos iPod’s. Em 2008 houve mais doismileoito – novos singles (entre os quais o último, “Bem Melhor”), participação em colectâneas (Novos Talentos FNAC) e mais concertos (entre os quais, se destaca a actuação na 1ª edição do Super Bock em Stock).
Em 2009 vamos celebrar o melhor dos doismileoito. É já dia 02 de Fevereiro que é editado o álbum de estreia.
Para mais informações vai a:
http://www.myspace.com/doismileoito
Os Painted Black foram de novo votados como a melhor banda nacional sem contrato discográfico. A revista nacional de Rock/Metal "Loud!" atribuiu este prémio pelo segundo ano consecutivo à banda Painted Black. A banda deixa aqui uma mensagem aos seus seguidores:
Está aí mais um lançamento da Abutre, disponível para download gratuito. Este projecto é arquitectado por um artista mixed-media da nova vaga. Do alto dos seus 16 anos, o precoce produtor (também designer e video artist) lança o seu novo álbum de originais através da Abutre, que assim continua a apostar na evolução de jovens produtores.
Os Norte-Americanos Damon & Naomi vão passar em Portugal, numa digressão motivada pela reedição de "More Sad Hits". A abrir o concerto dos dois ex-Galaxie 500, estará The Partisan Seed, em apresentação do novo álbum "Indian Summer".
Está disponível para download gratuito o trabalho de estreia de Rissa, a mixtape "Authentik 2008 [Experimental Mixtape]". Este trabalho foi todo feito este ano e nele estão incluídas vinte músicas que podes ouvir, fazendo o download a partir do myspace que indicamos em baixo. As músicas são cantadas em português, francês e, por vezes, em inglês e as influências variam bastante, desde o Hip-Hop ao Jazz, passando pelo Afrobeat, Groove ou teck/house/electrònico.
A banda esposendense Blá Blá Blá vai ser uma das próximas presenças no programa "Aquário" do Porto Canal. Este programa, apresentado por Sérgio Mourão, tem como finalidade promover as chamadas “bandas de garagem” nacionais, de diferentes géneros musicais.
Nascido do e para o rock, com experiências vividas na bateria de projectos como New Connection e Coty Cream, há já algum tempo que Jorge Nunes se tem deixado levar para outros terreiros sonoros. São eirados do experimentalismo e do improviso - de estúdio e ao vivo - onde faz uso de todo e qualquer cangalho para a criação dos mais diversos ambientes electroacústicos. Figura aglutinadora do colectivo A Naked Lunch e face da dupla criativa Mouraria Beat Ensemble, Jorge Nunes é ainda um dos pólos dinamizadores do projecto de criação artística Cápsula. Mas hoje, o tema é ele mesmo, Jorge Nunes e a sua estreia a solo. Ele só e a sua oficina, uma tal de Garagem Hermética.Como anteriormente, também este ano o fotógrafo Sérgio Neto foi convidado a integrar, visualmente, a Mostra, através de um conjunto de fotogramas representativos das performances musicais da edição 2008 do “Sons”, num registo singular e de destacada qualidade.
Para mais informações vai a:
Os Ate Run Him vão começar a promover o seu EP de estreia "Life Time Warranty" um pouco por todo o país. Sendo assim, nas próximas semanas a banda vai apresentar o disco de distribuição gratuita em algumas Fnac's do centro do país: no próximo Sábado (17 de Janeiro) os Ate Run Him vão estar na Fnac do Fórum de Coimbra e, uma semana depois, vão apresentar-se na Fnac do Palácio do Gelo, em Viseu.
Está já disponível para download gratuito o primeiro trabalho a solo de Xoye, MC lisboeta que lança a mixtape "Kamikaze No Beat". Este trabalho tem as participações de vários MC's como Lancelot, Vidro, Jo-Yo, Rokha, Mc Fly, entre outros. Conta também com a participação do DJ Madkutz.
Esta semana são os Casino Royal os convidados do programa "Microfone". Fortemente influenciados pelo "easy-listening", apresentam uma música que descreve a glamourosa vida dos casinos, onde homens e mulheres rodeados pelo dinheiro e lúxuria se envolvem em jogos sensuais.
