Quando Álvares Cabral chegou ao Brasil, a 22 de Abril de 1500, o país já contava com cerca de 2 milhões de habitantes indígenas. Havia música. Samuel Ufus (CMEAK, Jackpooote, Talismu) e Marco Osni (Minson, Necrostilet) – Engenho – têm em «Amazónia» um tributo ao povo nativo do Brasil. As problemáticas da «descoberta» do Brasil pelos portugueses e consequente colonialismo desenfreado ou a floresta virgem que não conseguiu sobreviver ao passar do tempo nem às mãos malévolas do homem, estiveram na génese filosófica de «Amazónia». A música de Engenho para este primeiro EP, consubstancia, portanto, as ideias acima apresentadas, com uma base rítmica a ligar todos os temas, de «Selva» a «S.O.J.A.». Mas se o ritmo, efectivamente, é o elo de ligação de todos os temas, Engenho aventura-se por vários territórios musicais de diferente estética, desde o ambiente mais negro até qualquer coisa como paranóia sonora free noise boa, porque Engenho é malta ligada à música exploratória, desligada de preconceitos, rica em fusões e infusões.
Os temas presentes no EP são os seguintes:
Selva - Insectos envoltos em noise. Insectos noiseabundos. Paranóia sonora noise free boa. Vocals alienígenas. No meio da parafernália noise o coração bate. Depois é sempre a abrir. On the road a fugir dos insectos até ao próximo bar fumarento de jazz.
Sangramento - Electrónica de contornos dark ambientais em África. Banda sonora para sonho pesado ou para prancha de bd por nascer. Temos sangue, pois, e então? Sangra coração. Com batida Engenho.
Viagem Filosófica - O tema que Nietzsche nunca ouviu. Se Deus existe por é que o Engenho existe? E porque é q faz criação sonora? Por ser da sua natureza.
Colonização - Distrai-me com o Anthony Hopkins.
S.O.J.A. - Tema de contornos narcóticos q Mr. Burroughs haveria de querer escutar.
Para fazeres o download do álbum entra aqui.


1 comentário:
o myspace da xs records [pt netlabel] nao tem nada a ver com a xs produções - a xs records [pt netlabel] e uma editora que divulga musica em mp3 atraves de licensas creative commons.. segundo percebi eles sao uma promotora, ou algo parecido
o myspace é:
myspace.com/xsrecordsportuguesenetlabel
já agora colocar tb o link para download:
http://www.archive.org/details/xs41Engenho-Amaznia
Enviar um comentário