sábado, 30 de agosto de 2008

Urban Technic, Plaggio e Vasco Balio na final do Festival de Gondomar

Os Urban Technic, os Plaggio e Vasco Balio & Os Luvas de Amianto foram os três finalistas seleccionados pelo júri do 13º Festival de Música Moderna de Gondomar. Amanhã teremos aqui os vídeos das actuações de hoje assim como algumas palavras sobre os concertos.

Para além das três bandas seleccionadas para a final, foram ainda escolhidas três suplentes, neste caso os XeX & Band, Foomaça e os Kenny. A final realiza-se mais logo à noite no Largo do Souto em Gondomar.

28 comentários:

Anónimo disse...

Como eu não tenho medo de dar a cara, mais uma vez venho criticar veemente o Festival da minha terra que cada vez mais o considero uma palhaçada. O ano passado viu-se a vergonha que foi quando os Reckless que venciam sem margem de dúvidas nem sequer à final foram, logo em 2º plano apareciam Behatred, mas na final foram suplantados por uns Sr.Acaso da terra, será por acaso que ganharam? Já em 2006, assistiu-se a esquemas parecidos, mas pelo menos os vencedores (Teia) não são tão injustos como isso, num festival com bandas como The Other Side, Dr. Salazar, Vault, Skypho. Este ano, repete-se a fachada que foi em 2007, Ashes e Urban War mereciam, aliás tinham lugar cativo na final com Urban Technic, sem dúvida a única finalista condigna desse nome. É vergonhoso reparar que nem nos repescados estariam. Plaggio não tem categoria ainda para uma final, Vasco Balio e os Luvas de Amianto são uma banda que eu considero tipicamente portuguesa (pop/pimba) e não uma de garagem. Desde 2005 que eu não vejo um vencedor de jeito, aliás os Tragic Comic comprovaram isso mesmo estando a passar nas rádios nacionais e sendo um nome já respeitado a nível internacional com um site de fãs na Finlândia inclusive. O júri claramente é influenciado, além de não saber o que é música no seu todo e cheirarem mais a dinheiro. Gondomar sinónimo de corrupção, é pena que nem em festivais de música para jovens evitam a serem comprados. Depois, como se assiste ao longo dos anos, cada vez menos bandas vêm de longe porquê? Para um festival de ladrões? Não obrigado. Acho que até se dão ao luxo de convidar bandas para encher a lista, porque bandas como Come na Rua, entre outras não merecem sequer ir às eliminatórias. peço desculpa às bandas que critiquei, mas eu não tenho medo de dar a cara, nem sou hipócrita. Ah já agora porque será que terminou o Karaoke? Porque a corrupção até aí chegou, uma amiga minha foi o ano passado a melhor (na 3ª participação), com uma das canções mais difíceis de fazer e que forçava a voz, esteve impecável, mas ninguém reconheceu isso, porquê? Porque não tem poder junto da organização. Viva Gondomar, viva a corrupção.

Anónimo disse...

Aproveito para deixar aqui o meu balanço deste festival 2008. Plaggio deram um concerto fenomenal, e os urban techno mostraram um som limpo e bem definido, Vasco Balio mostrou paixao no k tocou.
Na minha opiniao o justo vencedor decide-se entre Plaggio e Vasco Balio.
Tive oportunidade de ver o dia de ontem, os come na rua foi uma banda com bastante efeito mas pouco conteudo, nao gostei sou sincero, os Plaggio foi como ja disse, excelente. Os sleep walkers tiveram um pekeno azar de um engano, e pareçem ter dado um concerto grande demais para um festival, mas têm uma onda muito agradavel e fiquei sinceramente sensibilizado pelos rapazes terem ido dar o concerto á mesma sem o/a vocalista. Em relaçao ao comentario do fabio10, concordo com muita coisa que diz, ja tive infelizmente alguns relatos desse genero e ja presenciei tambem. Mas é como em todo lado, nao estou aqui para criticar ninguem, pk é um festival k dá muito trabalho a organizar, e temos k louvar de eles ainda existirem, no entanto nao deixo de dizer k existem coisas k tem k ser mudadas.
Ah, so mais uma coisa, o Juri devia apareçer num devia? nunca soubemos kem sao eles, ou será apenas um individuo? mostrem kem é o juri pk todas as bandas necessitam de saber, é justo e racional.

Desde já deixo cumprimentos á organização pelo festival.
Nao levem isto como criticas, mas sim como dicas para um festival ainda melhor.

Cumprimentos a todas as bandas, continuem a fazer musica e a divertir-se pk é o mais importante.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras de Fábio10 e venho por este meio expressar também o meu descontentamento e indignação com o Festival de Gondomar.

Em primeiro lugar, uma organização que deixou a desejar em vários aspectos e que teve desde início uma atitude moralmente pouco correcta. Desde a marcação da última eliminatória na véspera da final e a consequente revelação dos finalistas menos de 24h antes, como a não apresentação do júri antes do arranque do concurso. Uma organização que se preze, apresenta os elementos do júri, tal como o motivo pelo qual foram convidados para essa função. Tal como nunca houve apresentação corrente dos resultados ou dos pontos ou da avaliação do júri. Não foram transparentes nesse sentido.
No entanto, o maior escândalo foi terem dado no myspace do concurso tanto destaque a algumas bandas logo à priori, sem o concurso ainda ter começado, deixando todas as restantes fora dessa "tendência para o favoritismo". Uma entidade organizadora dum concurso deve ser IMPARCIAL e nunca dar destaque a certas bandas, em detrimento de outras. Este comportamento é moralmente condenável num concurso e levanta logo grandes dúvidas sobre a seriedade do concurso e da organização.

Em segundo lugar, basta referir que as três bandas finalistas, tal como as suplentes, ESTRANHAMENTE são todas do Grande Porto........
Tendo em conta que o Festival se realiza numa cidade do Grande Porto, acho que é de estranhar que os finalistas e suplentes sejam todos também do Grande Porto! Acho isto vergonhoso e repugnante, o que põe completamente em causa todo este concurso, se é que assim se pode chamar.
É que já houve "favoritismos" atribuídos à priori pela organização a algumas bandas, e agora a origem das bandas também contribui para um favoritismo geográfico? Mais vale logo dizerem que se não forem daquela zona ou região, nem sequer vale a pena concorrerem, certo? Pois isto é estar a gozar com bandas que vêm de longe e que fizeram se calhar alguns sacrifícios financeiros para poderem estar presentes nas eliminatórias, com a ILUSÃO de que poderiam chegar à final e que todo esse esforço poderia compensar.
E infelizmente não se pode falar em coincidência, pois havia muitas bandas muito melhores do que as escolhidas.

Muito sinceramente, escrevo por tudo isto e escrevo porque me revolta saber que havia bandas com maior potencial e que não chegaram à final. Não gosto muito de falar em nomes, mas em termos pessoais, posso dizer que tenho grande pena que por exemplo os Ashes não foram chamados à final. Para mim, era banda que merecia, por toda a sua originalidade e criatividade e sobretudo pela qualidade de composição. Não se entende como uma banda como os Ashes ficou de fora das opções do júri para a final. Se calhar nem há explicação e o que eu disse até agora talvez seja explicação suficiente.
Infelizmente já não há nada a fazer, nem nada do que poderemos dizer aqui irá mudar o panorama da final.

É uma pena, pois este festival teria muito mais para dar, se as coisas fossem feitas doutra forma.

Ass. uma espectadora

Anónimo disse...

Tanta inveja que se vê nestes comentários. Só alguém que não sabe ouvir música pode classificar Vasco Balio de Pimba.

Enfim... Avaliar música é sempre subjectivo, mas daí até insultar as pessoas vai uma grande distância.

E ainda bem que os vencedores são todos do Grande Porto!

Estou farto das panelinhas de Lisboa, bandas feitas por encomenda, sem originalidade, sem imaginação, sem arte e sem poesia...

Ao menos o Vasco é original, compõe e escreve as suas músicas... é músico e é poeta.

O nome do seu grupo em é PORTUGUÊS e canta em PORTUGÊS!!!!

FORÇA VASCO!!!!

ESTÁ NA HORA DE RECONHECEREM O TEU VALOR!!!

Anónimo disse...

Relativamente ao comentário do fabio10, não comento as acusações que faz, mas a referência que faz aos Plaggio, sobre ainda não terem categoria para uma final, leva-me a ter muito pouco em conta todo o comentário que fez.
Tendo em mente que os Plaggio estiveram no Rock in Rio este ano, entre outros palcos importantes tanto no ano passado como este ano, parece-me que a referência feita mostra ou parcialidade ou muito pouco conhecimento sobre a matéria para fazer as avaliações que fez.
Não conheço os Urban Technic, mas vi a actuação dos Plaggio e conheço o Vasco Balio de outras espectaculos, como no Uptown, no Tiro ao Rock e no Indicat. Se estão na final, estão porque o juri entendeu que mereceram. Tudo o resto são comentários de quem os faz, com a validade que as pessoas que os fizeram merecem.

Em nota final, faço minhas as palavras que ouvi da boca de alguém que anda no mundo da musica à mais de 25 anos: "Hoje anda por aí uma falta enorme de humildade, o que é pena..."

Alea Jacta Est.

Anónimo disse...

Aos anónimos, deiam o vosso nome, que a vergonha portuense é assim, até as bandas classificam o festival como sendo do Porto em vez de Gondomar, muito bem dito o que um senhor disse ontem "É Gondomar...palhaço!". Também para quem no Europeu de Futsal realizado no Multiusos de GONDOMAR, no cartaz aparecia Porto...enfim.

Também tocaram os 4taste no Rock in Rio, isso é música? Entre outras merdas, é mesmo assim a palavra. Penalinha em Lisboa? Opa os corruptos tão todos situados aqui no Norte, é preciso enumerar as pessoas? Quem foi condenado? Valentim Loureiro, Pinto da Costa, Castro Neves, José Luís Oliveira, querem mais? Como posso reconhecer valor a uma banda que venceu só porque comprou os seus equipamentos de som na loja do organizador? Não posso. É claro que a música do Vasco Balio é típica portuguesa e assim nunca se avançará para níveis internacionais, aliás o panorama nacional é mesmo este, os espectadores portugueses dão muito valor a Zé Cabra's, Emanuéi's, etc. Também não será por acaso que Portugal é um país envelhecido. Agora eu não disse que o Vasco Balio tinha ou não valor, eu disse que é uma banda que não tem estilo para entrar num festival deste género, ainda para mais tocando mais músicas que o resto (burocracias). Eu já acompanho o festival desde há 5, 6 anos e vou TODOS os dias, não vou só para ver os meus mais chegados.

Vejam o festival sem parcialidades, e sem "nomes" (cito este comentário "Plaggio estiveram no Rock in Rio este ano"), porque se eu fosse parcial dizia que a banda de um primo meu tinha sido a melhor nesse ano.

Genuíno é o queijo dos Açores. Falta de memória há muita.

Anónimo disse...

Só para responder ao comentário:
"E ainda bem que os vencedores são todos do Grande Porto!Estou farto das panelinhas de Lisboa, bandas feitas por encomenda, sem originalidade, sem imaginação, sem arte e sem poesia..."

Portugal não é só Lisboa e Porto, deixem-se disso! Há muito mais e não é a origem de uma banda que determina a sua qualidade!

Esse seu comentário foi simplesmente preconceituoso e - desculpe - de muita ignorância.

Anónimo disse...

meus amigos o que é certo é que independentemente do valor de cada uma das bandas (que o têm quer se goste ou não) há decisões do júri do concurso de gondomar que pura e simplesmente não se entende. Acho que o problema não é tanto se é do porto ou de fora, porque por exemplo o ano passado julgo que só 1 das bandas finalistas era do porto. Posso-vos dizer que normalmente o júri do concurso são: o organizador (que tem uma loja de musica lá em gondomar), um técnico de som (que normalmente é o que faz o som ) e o vereador da cultura (um gajo novo com a pica toda mas que efectivamente não percebe nada de música)e eventualmente outros que se juntem á festa, mas sempre da mesma pinta. E eu acho que o grande problema deste concurso é este assim como outros (a grande parte) a nivel nacional. Mas uma coisa é certa só lá vai quem quer, ninguém é obrigado. Concorri com a minha banda numa edição passada, dois elementos conhecem o organizador há muito tempo e embora merecêssemos passar é final (embora seja suspeito para opinar), passou uma banda de Lisboa que (na minha humilde opinião) a única vantagem era ter uma figura muito engraçada porque de resto....aliás nesse ano acho que as bandas finalistas foram só bandas com vocalistas femininas. Enfim acho que este concurso é o espelho da nossa sociedade e não é diferente do que se passa no resto do país (em resposta ao artista que diz que a corrupção é toda no Norte) só que infelizmente Lisboa é a capital e o resto é paisagem.

Anónimo disse...

O amigo Fábio parece que quer trocar de nacionalidade.

Já tou a ver... é o típico "tuga" que acha que só o que é estrageiro é que é bom...

Não interessa se a música é boa ou não... Se é cantado em inglês... já é um espectáculo.

Há muita música internacional que não chega aos calcanhares da nossa!

Ainda bem que Xutos&Pontapés, Jorge Palma, Pedro Abrunhosa, Clã, Mariza, Madredeus, entre outros não pensam assim...

Anónimo disse...

Boas mais uma vez!
nao posso deixar de comentar, o ataque de um dos anonimos, em relaçao "Estou farto das panelinhas de Lisboa, bandas feitas por encomenda, sem originalidade, sem imaginação, sem arte e sem poesia...", nem sei que escreva!nunca vi coisa mais absurda, porque das duas uma, ou n houve grande atençao ao festival pela parte deste anonimo, ou alguem tem que avisar este senhor, ke portugal nao é só porto e lisboa!
Mas deixo desde ja um recado, que apesar de a defesa à sua terra e às bandas "residentes", que eu ate compreendo, e nao vou desde já tirar qualquer valor ou merito as bandas para se encontrarem na final, apesar de entender a 100% o ke fabio e um dos aonimos disse em relaçao ao festival, ate porque fui um dos contemplados a passar este efeito de corrupçao na pele!
Nao sao so as bandas do porto ou de lisboa ke merecem tar na final, ate pk havia muitas bandas ke n eram do porto ou de lisboa km é obvio!Houve sim mais banda com muito mais valor do que as que tao na final, ainda com a qualidade que estas tenham, sim, havia melhores, n o digo por inveja, mas sei reconhecer isso!
sou musico a 14anos, e ja passei por muito konkurso em varias cidades, e dantes havia sempre esse favoritismo para as bandas da terra. mas as koisas entretanto e felizmente mudaram, e nos ultimos konkursos nk mais apanhei gente corrupta. mas falando de gondomar, parece ke à coisas ke nk mudam, pelo menos nalguns sitios!
n me vou repetir, nem falar mal de bandas, pk axo ke todas tem o seu merito, estilo de som, ou perferencia na lingua ke se exprexam, mas este senhor axa ke so kem kanta em portugues, tem merito, nota-se logo a kualidade musical deste espectador, ke certamente n houve nada estrangeiro! só musica portuguesa faz parte dos gostos musicais deste senhor, certamente!
uma banda n e so a voz mas sim um kolectivo de musicos ke tokam o ke gostam, tendo sempre a certeza ke n vao ksg agradar gregos e a troianos. E estilos de musica n sao para ser dicutidos, ate pk ng obriga ng a ouvir nada!
tiro o chapeu klaramente ao fabio, pela koragem de "gritar" a revolta!
e agradecer as palavras ke disse, pk mesmo n fazendo parte de nhuma banda, ve-se ke esteve atento e é um seguidor deste festival e realmente gosta de musica, sem importar o estilo, se sao ainda amadores, ou nao!e ate mesmo a lingua ke optaram por se expressar, a qualidae musical n passa so por ai obviamente!
Nao konkordo so no ponto de rotular bandas, uma koisa e n gostar, outra e falar mal so por n gostar!
A meu ver axo ke todos tem merito, apesar de haver mais bandas km mais kualidade ke alguns ainda n atingiram, mas km trabalho a coisa vai la, pelo ke vim a bastantes projectos ke passaram p este palko, alguns ainda bem verdinhos, mas km potenciais para se transformarem em grandes icones musicais!
Ainda em relaçao ao festival, festival este ke a organizaçao fika bastante a kem!Komeçando sim, pela ultima eliminatoria ser na noite anterior a final, e os resultados das bandas finalistas serem revelados na madrugada da fnal!enfim, so prova ke já à muito tempo ke as bandas do grande porto, bem pertinho de gondomar, ja estavam escolhidas!pk se tivessem a pensar nas bandas ke vem de muito longe, certamente n faziam as koisas tao em cima da hora!enfim....
Por ultimo deixo aki as minhas ultimas palavras para um dos tecnicos de som, pelo seu "trabalho"!Km é possivel uma banda fazer som, e kd entra no palco pa tokar o som n tenha nada a ver????
é ke nestes casos n vejo klk vantagem de as bandas terem ke tar mais cedo no local pa fazer som!É que o som konseguiu tar pior no concerto do ke no checksound!é semp bom ver estes tecnicos, ke em vez de se preokuparem km o bem estar das bandas, estejam mais preokupadas km o jantar a seguir e a aviar as bandas num abrir e fexar de olhos! ja pa n falar das bokas ke dirigiu a alguns musicos!
Abraços a todos!
P.S.-Não tornem este blog numa batalha campal, mas mantenham as boas criticas musicais e troka de ideias saudaveis!Mas acima de tudo ha mesmo koisas ke n podem passar em branco!
Eduardo

Anónimo disse...

ao fabio10...ainda bem que deste a cara...foi pena é eu nao conseguir visualiza-la...deve ser do computador ou da pouca claridade que se encontra deste lado...
sabes que "fabio 10" é muito especifico eu ate imagino que tenhas cabelo loiro e olhos azuis...ca pra mim deves ser ucraniano...(a intensao nao foi ofender os ucraniamos, mas simplesmente axo graça a eles)...
ca pra mim deves ser um "emo" (para mais informaçoes)http://www.osvigaristas.com.br/testes/emo/... espero que tenhas mais cuidado ao falar das outras pessoas,,, pois existe muitas pessoas que se esforçam para estar la no festival...ao contrario de ti.. que so sabes é mandar "bocas"...
fico com uma pequena ideia que o "10" do fabio seja a idade...
adeus e ve se pa proxima tens mais respeito por quem de facto trabalha para alcansar o seu sonho...

Anónimo disse...

sem duvida nenhuma que a melhor banda era o xex e a sua banda.Muito boa!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Bem..fiquei deveras espantado ao ler todos os 13 comentarios..(queria dizer triste) falar de politiquices neste blog!?meus amigos..isto e musica!!! eu realmente nao entendo o senhor fabio dos 10 anos!!loool vens m falar de reckless que deviam ter ganho!? ou pelo menos passado a final!?!!? sabes quais sao os criterios de um concurso?! nao deves saber...ja os vi nu8ma ediçao em que ganharam e noutros concertos e digo te que tem sim muita qualidade mas se formos falar de originalidade entao nem vale a pena continuar...as musicas poderiam perfeitamente ser de muse!!o k por um lado e um elogio mas por outro era de se esperar que tentassem (como bons musicos que sao) fazer algo de novo, com influencias sim mas nao copia!!
ponto numero dois..os senhor acaso nao sao da terra..sao originarios do porto mas sao de outras cidades e mereceram a vitoria sem margem para duvidas porque sao uma grande banda com ideias inovadoras e partem a pota da loiça toda..por isso esse teu comentario e completamente despropositado...quanto ao festival deste ano que observei com atençao todas as eliminatorias permite me discordar mais uma vez...ashes e urban war nao mereciam estar os dois na final (e eu sei avaliar musica d muitos estilos, nao me parece e que o saibas fazer, tambem com 10 anos...) urban technic estao a melhorar muito e mereceram a passagem, vasco balio poderia ser questionavel e portanto ficaram em 3º lugar...quando tu me dizes que os plaggio nao tem qualidade para estar numa final deixa me que te diga que nao deves ter o teu leque cultural muito desenvolvido pois caso contrario nao dirias isso..desd a primeira vez que os vi ao vivo ha pelo menos ano e meio que fiquei com a sensaçao que aqueles meninos teriam futuro.. passados uns tempos vi os no concurso da FAP onde partiram a loiça toda e levaram o primeiro premio se bem que os senhor acaso tambem estiveram muito bem!!vi os na queima e foi igualmente grande concerto, tive pena de nao ter ido ao rock in rio mas o dinheiro nao da pra tudo...se bem me lembro no juri estava o gajo dos expensive soul entre produtores da capital e eles acharam que a banda nao so tinha potencial para a final como para ganharem e irem a queima do porto e ao RIR portanto quem es tu para dizeres isso!?
ponto seguinte: vasco balio pimba e nao de garagem!?mas o que estas tu a dizer?!?! tu podes ser pimba e de garagem ao mesmo tempo!ser de garagem significa que nao tens nada editado discograficamente e que ainda nao estas lançado no mercado..sao coisas bem diferentes..sabes o que e pimba!?aquilo e musica popular c rock blues..e sim sao de garagem e merecem a oportunidade..podes nao gostar e posso eu tambem nao apreciar muito mas n podes ser tao quadrado e pensar so naquilo que gostas..
claro...o festival de gondomar move uma montanha de interesses!!loool o juri e sempre imparcial porque trazem sempre bandas de amigos e ja sabem qual a vencedora (ironia!!lool)ah!! obviamente que o premio de 2500 euros depois e divido pelo juri!!looooll entao diz me la qual e o interesse do juri!?
irrita me muito a tua ignorancia..sabes quem e o juri!?conheces alguem do juri!? carlos polonia nao te diz nada pois nao!? pois ta claro..isto porque es um ignorante da pior especie..para tua informaçao ele e dos musicos mais virtuosos do pais que ja fez musica para coisas que nem te passam pela cabeça..

Como ves meu caro fabio respondi a todas as tuas alineas (menos a do karaoke que nao tem interessee)para tentar dissipar todas as tuas duvidas.. na minha qualidade de musico mas mais como apreciador e viciado em ouvir coisas novas nao podia tar calado!! obrigado por me teres feito rir mas para a proxima fundamenta o que dizes..n e chegar e dizer..ai i tal os gajos sao corruptos e aquilo cheira e a dinheiro!!como?!? por que motivo haveria interesse!?
mas va pra 10 anos ate que tas arrebitadinho!!ehehe a responder a outros comentarios por acaso discordo da cena dos lisboetas nao prestarem...basta perder umas horas como eu faço pelo myspace para descobrir que existem novos projectos muito aliciantes pelo pais todo!!meus amigos portugal n e porto e lisboa!!!PESQUIZEM!!! abram a mente!!!falar e tao facil!!

cumprimentos para todos!

Anónimo disse...

Eu nem comento muito, mas originalidade?

Desculpem-me mas as unicas bandas que demonstraram originalidade e musica MODERNA, foram as duas mais jovens: Plaggio e Order Out.

Dois tipos de sons, que além de terem uma enorme margem de progressao, ao contrário de outras bandas, que tiveram na final ou foram na repescagem, têm um som novo e inovador, principalmente os Order Out, que precisam de mais experiencia, e eu nem sou fã deles.

E concordo: Vasco Balio, não é moderno, os Kenny muito menos. E depois temos bandas para encher chouriço, um deles é os RIMA, que foram a pior coisinha que passou em Gondomar, e têm 87 votos na sondagem ao lado do post.

Mas todas as bandas, e já que os Plaggio começam a ser conhecidos, a minha aposta para o futuro chama-se Order Out, que foram muito prejudicados pelo som.

Outras bandas como AIM Deep, Saiff Adel, Ashes, Urban Tecnic, são óptimas bandas, algo originais, mas não tanto como aquelas que apresentei acima.

Quanto ao comentário do Fabio, apenas dizer que a unica banda das três da final, a unica que mereceu foram os Plaggio, e isso vê-se no seu sucesso. As outras não concordo, e volto a frisar o nome Order Out.

E nunca gostei desde festival, e espero que melhore muito, principalmente porque os critérios não são todos avaliados, ou deve ser impressão minha.

Anónimo disse...

10 anos??AHAHAHAHAHAHAHAHAH.Ucraniano? AHAHAHAHAHAH. O que é estrangeiro é que é bom? AHAHAHAHAHAH. Não sou nada disso, mas português realmente só o sou porque assim mo fizeram se fosse a escolher não o seria de certeza absoluta. Para ter 10 anos e escrever correctamente como quase ninguém o faz em Portugal é um autêntico insulto à minha identidade.

Reckless é cópia de Muse? Em parte sim, mas qualquer banda tem a sua identidade, a sua sonoridade, a sua influência, penso que isso não é justificação para não terem passado à final.

Às pessoas que só me querem insultar sem apresentarem argumentos válidos (eu até tenho a ideia que são da laia da organização, amigos, parentes, qualquer coisa do género) para retirarem a minha ideia que não é só expressa por mim, mas por muita gente, só lhes tenho a dizer uma coisa...não me afectam os insultos, tornam-me mais forte ainda. Aliás felizmente ando por dentro do meio musical, por isso tenho as minhas opiniões aprovadas por muita gente ESPECIALIZADA no ramo.

Anónimo disse...

Fabio de 10 anos, os cães ladram e a caravana passa... de uma coisa podes estar certo, se te preocupares mais em andar pelos blogs de musica portuguesa a tirar crédito às pessoas que tomam a iniciativa e fazem as coisas acontecer para que tu possas andar a falar mal delas, em vez de ficares em casa a ouvir musica nova, a ensaiar e trabalhar com a tua banda, pode ser que no próximo ano quando voltares a concorrer ao festival de musica moderna de gondomar, talvez também te tornes num desses pseudo-amigos da organização e consigas passar à final e quem sabe.... vencer o concurso!

Aí terias uma opinião completamente diferente tenho a certeza.


Fica bem e cresce


Luis Oliveira

Anónimo disse...

Porquê retiraram o comentário da Marina que dizia que tinha pena que os Ashes não tinham passado à final?

Anónimo disse...

Oi
Cá estou novamente!
Fui eu própria a retirar o comentário que tinha deixado!
Pura e simplesmente achei que todos já o deveriam ter lido e, como realmente, acho esta discussão toda uma palhaçada... achei melhor retirar!
De qualquer forma volto a afirmar que tenho pena dos Ashes não terem passado á final e o estilo deles não tem muito a ver com o que considero o meu gosto pessoal!
Para além disso, afirmo "Não apedrejo quem canta em inglês, muito menos critico. Cada um faz as coisas da forma que acha mais correcta! Cada um deve ter liberdade para se exprimir da forma que acha mais eficaz, ou como quizerem dizer. EU CANTO EM PORTUGUÊS, porque é em português que eu penso, é em português que eu sinto, é em português que eu discuto, que berro, que acarinho o meu filho, é em português que a alma vibra.....
Meu Deus isto está a ficar muito sentimental....
lol
Esqueçam....
Ao contrário de todos os presentes, aqui fica:
Chamo-me Marina e sou uma das vocalistas dos FOOMAÇA, uma das bandas que estava a concurso no Festival de Gondomar.
Ao contrário da maior parte de vós não pude presenciar todas as eliminatórias, pois trabalho o dia todo e á noite tenho um bébé de 11 meses para cuidar, para além das lides da casa, e dos ensaios da banda que neste momento são 4 por semana, e de outras coisas mais que provávelmente vos iriam entediar.... Em suma, não vi as actuações ao vivo, mas conheço algumas das bandas (em alguns casos já tocamos juntos) o que faz com que tenha a minha opinião.
de qualquer forma, não entendo o porquê de tanto alarido....
Meus amigos, nós apresentamo-nos em palco para tocar 6 músicas e meia, quando na realidade a organização pedia 7 músicas. Sabem o que isso é????? Gosto pela música e apenas pela música!!!!!! Sabiamos de perfeitamente que nunca seriamos chamados á final e muito menos venceriamos o concurso e mesmo assim, fomos cheios de boa disposição tocar, porque na realidade isso é que é importante minha gente, tocar tocar tocar! Passar ao público em geral a nossa música! O que fazemos com gosto e por gosto. Não sei se me faço entender!!!!!
Na minha opinião vcs deveriam debruçar-se mais sobre a música....
Esqueçam as politiquices e "merdices"....
Realmente existiram algumas coisas que poderiam ter corrido melhor (estou a falar tendo em conta os concursos por onde passamos)...
Aliás devo aqui dizer que todo este comentário tem como base a minha opinião e apenas a minha opinião!
O que fazer então para modificar os acontecimentos? Apenas quem faz parte ou está muito chegada á organização é que pode fazer alguma coisa. Sendo assim sou da opinião que se estão tão indignados, porque não enviam um email á organização a dar a vossa opinião e dicas sobre futuros Festivais??????
Não devemos passar a vida a criticar todo o mundo á nossa volta.... se algo está mal devemos fazer por mudar as coisas. Não fiquem sempre á espera dos outros!!!!
Enaaaaaaaaaaa
Já chega! Já me doem os dedos e ainda por cima estou a trabalhar.
Se existir necessidade volto a deixar comentário e este não vou eliminar.....
lol
Tenham calma!!!!!
Quem lê estes comentários parte-se a rir e só tem pena de não vos juntar numa sala!!!!
Á que dizer que iria ser divertido......
kakakakakakakakakaka
P.S.: Eu não tenho 10 anos!!!!!!!! Tenho mais 18 em cima......
brincadeira

Anónimo disse...

Boa Marina...ate que em fim uma coisa acertada...este blog serve para coisas construtivas..quem esta indignado com o concurso deve realmente mandar mail a quem o organizou afim de mostrar o seu descontentamento...
Tambem gosto de muita coisa e penso que a final, tal como disse poderia ter sido um pouco diferente se bem que penso que os primeiros lugares foram bem atribuidos, tudo depende do gosto musical de cada um de nos..e tudo muito subjectivo minha gente...
Acho que depois do que a miss foomaça diss nao ha muito para acrescentar!!
mas poracaso gostava que o FABIO10, ja que foi ele que começou com tantas coisas que voltasse a ler o meu primeiro comentario e que, tal como eu fiz respondesse a todos os topicos que eu escrevi...porque dei me ao trabalho de lhe clarificar todas as suas duvidas e ele nao disse nada de jeito!!

beijinhos e abraços para todos!!

VIVA A MUSICA!!

Anónimo disse...

O Fábio tem razão em muita coisa, tanto como muitos outros, mas numa coisa tiro-lhe o chapéu: "Para ter 10 anos e escrever correctamente como quase ninguém o faz em Portugal é um autêntico insulto à minha identidade.". E exemplo disso é a quantidade de erros que se vê nesta "guerra virtual" e que, a meu ver, tira a credibilidade a alguns comentários.

Muito já se escreveu aqui, cada um com a sua opinião.
Pessoal!!
A música não é uma competição e não podemos avaliar qual a melhor banda quando temos 21 bandas com estilos tão diversificados.
Os concursos são, possivelmente, o melhor meio de divulgação das bandas e, infelizmente, muitas vezes os músicos têm de percorrer Kms com gastos de gasolina, alojamento, refeições,... sem que recebam nada em troca.
Infelizmente estamos num mundo de corrupção em tudo gira à volta do futebol, deixando a cultura e outros desportos encostados a um canto.

Há muita boa banda por este país a tocar em bares e em concursos de bandas que não saem da garagem porque o mundo da música infelizmente também tem o seu factor C, e ter amigos certos podem abrir muitas portas.


Boa música
Pedro

Anónimo disse...

Ao Rodolfo Ventura, como disse num comentário em cima sobre os Reckless, eu sei que são completamente influenciados pelos Muse, tanto no estilo musical, como depois nas roupas e postura em palco, mas não impede que tenham sido melhores que todos os outros (o que para mim e para muita gente foram), mas mais grave ainda foi nem sequer nos repescados estarem.

Quanto aos Sr. Acaso, só por curiosidade um dos membros da banda é da Aguiar (freguesia de Gondomar), filho de um conhecido do meu pai.

Quanto à final deste ano, Urban War e Ashes também partiram a loiça toda, Urban Technic foi a única com algum poder, Plaggio postura em palco nula, zero, estiveram no Rock in Rio? Não parece...Vasco Balio & os Luvas de Amianto não merecem de todo ir à final.

Eu não seiquem é o júri, alguém da organização divulgou quem é esse elenco? Eu não ouvi, deve ter falado para o teu ouvido se calhar.

Quanto a enviar mail para a organização, já o fiz o ano passado, e literalmente "cagaram-me na cara", mas de ditadores como estes já seria de esperar.

Já agora, sem falar em música, mas ao aspecto do palco e organização em si. Técnico de som, não pesca nada daquilo, luzes continuam iguais e sem inovações ano após ano (e já lá vão 13), palco igual a todos os anos sem qualquer modificação, não digo palco novo, mas algumas modificações.

Já agora e espero que fique claro, não tenho 10 anos mas sim 19 anos, e pertenço a uma empresa virtual de concertos e divulgação de música (tanto portuguesa como internacional).

Beijos e abraços.

Outra coisa, eu não vim para aqui com o intuito de insultar ninguém, como alguns o fizeram a mim (não só aqui), mas para dar a minha opinião por vários anos de visionamento do Festival que o bem conheço.

Anónimo disse...

Isto aqui está a dar luta, por isso achei melhor dar o meu contributo: "lenha para a fogueira". Grande Abraço

Anónimo disse...

Fabio...eu realmente nao te entendo....as tuas criticas nao vao alem dos teus gostos e preferencias musicais a n ser o tecnico/sistema de luz..concordo assim assim)...

Sabes que um dos criterios principais de avaliaçao é a originalidade...mesmo assim concordo que pelo menos nos repescados deveriam estar..e tenho pena de nao fugirem ao que tocam (ja n oiço ha muito se calhar ja estao diferentes) porque acho que o guitarrista e vox tem futuro..bastante mesmo..mas como isso nao acontece tanto entendo eles nao serem apurados para uma final como tb sou capaz de entender o facto de eles serem apurados..tudo depende do juri.. e nao estou a falar em ladroagem porque como sabes os juris sao humanos e com gostos, a unica diferenca que tem de ti e que sao entendidos na materia (no caso de gondomar so 2 e que o sao..os outros penso que nao muito) e tu nao...nao e o facto de estares numa empresa virtual de musica que dao credibilidade a tudo o que dizes..

uma das coisas que me inpugna e o facto de dizeres que senhor acaso tem um elemento de uma terra de gondomar..e?? o que é que isso tem a ver!? achas que isso invalida a vitoria deles!? por amor de deus...eles limpam quase todos os concursos por onde passam..e vais me dizer que eles tem amigos em todos os concursos!? isso e absurdo fabio..mas pronto...é o teu ponto de vista..

Se me dissesses que é dificil distinguir duas bandas de estilos opostos eu concordava c isso e é por isso que tem logica os concursos serem divididos por categorias..mas o que me dizes mostra imparcialidade da tua parte..nao sabes apreciar boa musica!? so aprecias o que gostas!? e por isso criticas tudo e todos!?

deixo te uma sujestao..ja que dizes que tas ligadissimo ao mundo da musica tanto a nivel nacional e internacional e que estas descontente com tudo e com todos entao porque nao organizas tu um festival!? é que se sabes tudo entao força rapaz!!

quanto ao juri nao ninguem me diss ao ouvido (como podes ser tao idiota...) tavas sob efeito de algum estupefaciente!? é que ai ja tas a denegrir o concurso sem razao de ser...o juri foi apresentado no momento da entrega de premios juntamente com todos os orgaos que participaram...onde estavas!?atras da capela?loool

Eu ja te diss quem faz parte do juri...Volto a repetir (ja que so respondes aos topicos que te interessam) fazes ideia de quem seja o CARLOS POLONIA!?sabes tambem quem era o senhor da pera cor de laranja!? sabes!? sabes com que musicos ele tocou!? e digo te mais esse ultimo e mais virado pro metal...como podes ver mais uma vez mais valia tares calado...

Faz me um favor...nao digas so o que te convem...se incisivo naquilo que dizes...

mas o teu descontentamento por outro lado levam me a crer que tens outra actividade musical pralem da que dizes aqui..estarei eu enganado!?

Anónimo disse...

Boa noite!

Queria apenas deixar aqui a minha opiniao em relaçao ao festival.

Apesar de nao ter visto todas as bandas (portanto nao podendo comentar acerca dos Ashes e de Urban War) pertenço aos Urban Technic e posso falar "visto do lado do artista" acerca de tudo o que ja se falou aqui.

Saltando a frente tudo o que nao interessa, os Plaggio e o Vasco sao bandas com bastante coesão musical, e presumo que esteja por aí a razao de terem ido à final.

A votação final nao teve em conta o estilo musical, porque a partir do momento em que efectivamente toda a gente toca acima de um certo nível, a distinção nao pode ser feita por musicalidade.

Presença em palco, coesão e à vontade entre músicos, originalidade dos arranjos, etc etc, foram factores decisivos para a votação. Posso dizer que eu e todos os outros membros dos UT eestamos contentes com o resultado final.

Já participamos em muitos concursos, com Sr. Acaso, com Plaggio, inclusive no concurso da FAP em que estiveram os dois presentes, e este aqui, pareceu-me ser dos mais imparciais relativamente a estilos musicais de todos eles.

Acima de tudo, creio que nao valerá a pena andar aqui a chatearem-se. O que está feito está feito, e acima de tudo, pelo menos falando por nós, os músicos querem é tocar, e curtir dar um bom concerto. Não entramos em concursos pelo dinheiro nem pelo 1º lugar, mas sim pela divulgação e pelo prazer de tocar para gente nova.

Grande abraço,

G

Anónimo disse...

Estás enganado quanto a ir pelos meus gostos porque simplesmente detesto rap e os Urban Technic são desse estilo. Se fosse pelos meus gostos Aim Deep estaria na final com lugar cativo porque são do estilo Megadeth, mas simplesmente não foram melhores que os que já citei aqui.

Eu também não disse aquilo de pertencer a uma empresa virtual para ter credibilidade, apenas para justificar a treta dos 10 anos que alguém indecentemente trouxe à baila. A originalidade é talvez o factor número 1 sim, mas penso que a actuação que os Reckless tiveram não deveria ter ficado indiferente, assim como a dos Ashes e dos Urban War. Os Sr. Acaso da actuação de 2006 para 2007 não mudou qualquer música, inovação igual a zero, a não ser as mais 2 músicas que tocaram a mais em relação a 2006 em que apenas eram permitidas 4 músicas por banda.

Eu não estou a dizer que por um elemento dos Sr. Acaso ser de Gondomar influenciasse toda uma classificação, mas para justificar isto "os senhor acaso nao sao da terra", ou seja não são de regiões longínquas.

Quase impossível dividir o concurso em vários grupos, a não ser fazer uma votação tipo RRW pela net e depois os finalistas tocarem ao vivo.

Há um ano pensei exactamente nisso por acaso mas de uma forma diferente, ainda continua de pé essa ideia, mas implica os seus custos e como deves entender eu não tenho sustentabilidade financeira.

Ser idiota é um homem ter ideias por isso é fixe até...prontos aqui poderia estar calado porque não fui à final, mas acho que qualquer concurso deveria divulgar o júri logo ao início.

Sei quem é o Carlos Polónia, o da pêra não sei porque não o vi. Já agora não vejo em que tópico é que não tenha respondido.

Outra actividade musical?? Como assim?

Anónimo disse...

Olá a todos,

Eu sou membro dos Plaggio, e relativamente ao festival, sem querer entrar directamente nesta guerra fantástica que aqui vai, gostava apenas de fazer o seguinte comentário:

Não nos podemos queixar nada da organização, os horários estabelecidos foram genericamente cumpridos, havia camarim, as bandas estavam confortáveis, havia técnico de som e pelos vistos de luz, estacionamento, roadie(s), bateria completa, e um palco com dimensões para albergar uma big band de New Orleans. Os prémios foram entregues! (o que nem sempre acontece)

Relativamente à qualidade do som, não faço qualquer comentário porque só estive em 2 dias de festival, mas... a minha banda ainda é muito pequenina, mas já vi (ou ouvi) bem pior...

Acima de tudo, a organização tem o mérito de ter um festival que dura à 13 anos, desfruta de um grande sucesso na área, e promove as bandas de forma efectiva.

O que os Sr. Acaso disseram num tom de humor ("... só começamos a ensaiar quando ganhamos o prémio do festival e podemos comprar instrumentos...") não é tão descabido assim. Este tipo de prémios ajuda as bandas a investirem na sua evolução e divulgação

Foi uma honra ter participado num festival com tanta qualidade. Conviver com tantas bandas e tantos músicos tão originais e dedicados é o maior prémio a retirar deste evento.

Acima de tudo, o que senti, foi que as bandas passaram ao lado da rivalidade inerente ao concurso, e acabaram por comungar da diversão e do convívio.
Fizemos amigos, e partilhamos equipamento e contactos para colaborações futuras.

Para o ano lá estaremos com muito orgulho para passar o testemunho.

Gostava ainda de agradecer a todos os bloggers, as críticas aqui feitas. Embora filtradas, ajudam-nos a evoluir.

Convido-vos ainda, no futuro, para virem falar connosco no final dos concertos, e nos digam o que vos vai na alma. Temos a mente aberta e gostamos de ter feed-back dos espectadores. É por vocês que trabalhamos.

Viva a Música!
Jonas

Anónimo disse...

Já agora gostaria de fazer uma perguntinha á entidade organizadora o porque da eliminação ou da não aprovação para a final dos Urban war, visto q estive presente em 3 eliminatórias e sem sombra de dúvidas foi a melhor banda q vi em Gondomar, alias no dia da actuação eles meteram as outras bandas pa um cantinho.
Gostaria de obter uma resposta porque achei escandaloso quando soube q nem á final passaram.
abraço a todos