quarta-feira, 27 de agosto de 2008

13º Festival de Gondomar ll Biografias: Plaggio

Os Plaggio actuam na próxima sexta-feira, no penúltimo dia do 13º Festival de Gondomar, antes da grande final. Aqui fica a banda em discurso directo:

"A banda nasce em meados de Outubro de 2005, quando um grupo de estudantes do Porto resolveu juntar-se para fazer música. O grande impulsionador foi o Eduardo, um dos vocalistas que seleccionou a dedo (não pela qualidade como músicos mas pelo grau de amizade) sete elementos.

A componente da amizade transformou-se instantaneamente em ligação musical. Os sete amigos que o Edu juntou, podiam não se conhecer pessoalmente, mas logo no priimeiro ensaio, constataram-se ligações e entendimento musical inexplicavelmente profundos para tipos que nunca tinham tocado juntos. É o que se pode chamar, amor à primeira vista. Foi, sem dúvida, o melhor acaso das nossas vidas musicais até ao momento.

O que moveu estes músicos a se juntarem foi uma grande paixão comum pelo rock alternativo de uma forma em geral, e em particular pelo "hype" causado pelas novas bandas e artistas rock formados no Porto, que era (e é) verdadeiramente excitante. Isto significa, claramente uma grande vontade em fazer coisas novas e deixar (quem sabe um dia) a nossa marca no panorama do rock alternativo nacional.

Este sentimento está longe de ser nacionalista, pois procuramos também assumidamente influências de bandas como os Queens of the Stone Age, Pixies, LCD Soundsystem, Klaxons, Portishead, Radiohead, entre muitos outros.

A formação inicial era composta por Edu e Tiago (vozes), Orlando (baixo), Leandro e David (guitarras), João (bateria) e Paulo (percussão). Alguns meses mais tarde, entrou a Raquel (teclas). Houveram mais duas saídas e uma entrada antes da formação definitiva: saíram o Paulo e a Raquel, e entrou o Nélson (teclas), que trouxe à banda mais liberdade criativa, em grande parte pela sua dedicação, experiência, profissionalismo e, acima de tudo, bom coração.

Este septeto final teve como pontos altos concertos na Queima do Porto (08) e de Viana (08), Rock in Rio Lisboa (08), vitória no Concurso de Bandas de Garagem da FAP (08), vitória no Concurso de Bandas de Garagem "Ritual essions" (08), concerto nos Maus Hábitos (06), participação no Aquario do Porto Canal (07), entre outros, numa carreira que já leva perto de 30 concertos.

O concurso de Gondomar surge como mais uma enorme oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho a todos os que não nos conhecem, o que é sempre um prazer. Ainda mais quando se fala do exigente povo nortenho e a todos aqueles que já são assíduos nos nossos concertos (e que para sempre estarão no nosso coração)".

Sem comentários: