quinta-feira, 21 de agosto de 2008

13º Festival de Gondomar - Biografias: Ashes

Os Ashes irão fechar o terceiro fim-de-semana de actuações no próximo sábado do 13º Festival de Música Moderna de Gondomar. Aqui fica a banda em discurso directo:

Somos uma banda de Tomar formada em 1998. Na altura não havia o acesso de hoje a novas tecnologias. Ainda tinha de se pegar na guitarra e tocar umas malhas ao telefone. Ao início passamos por várias fases de experiências à procura do estilo de som que melhor reunisse o gosto de todos, tendo-se fixado pelo Post-Grunge.

Após gravarmos umas primeiras maquetes (e na altura que íamos atacar em força) os guitarristas lembraram-se de partir os pulsos (e tinha de ser um a seguir ao outro). Por isso, esse foi um ano para esquecer.

Quando recuperaram, o vocalista e mentor da altura da banda teve de abandonar o país e, consequentemente, o projecto. Parecia que os Ashes estavam amaldiçoados.

Já só em 2004, quando se procurava um novo vocalista e se achava um violonista pelo caminho, é que voltamos à carga, mais maduros pelas experiências acumuladas ao longo do tempo e com a vontade de fazer algo novo e diferente no panorama musical.

Assim começamos a fazer novos temas de modo a reflectir a nova alma "ashesiana" num estilo mais Rock/Metal alternativo, juntando melancolia com raiva, riffs de guitarra pesados, melodia do violino, variações rítmicas e vocais ao máximo. A partir daqui começamos a tocar ao vivo o mais possível.


Neste novo percurso, de assinalar a presença em algumas compilações nacionais, a presença na Festa do Avante 2006 e a conquista do primeiro lugar em três concursos de música: no 1º Rock do Oeste, no 3º Concurso Nacional de Bandas de Música Moderna do Entroncamento e no 2º Concurso de Bandas de Garagem de Constância.

O nosso EP com seis temas, totalmente concebido pela banda, anda por aí…

Para mais informações vão ao myspace dos Ashes.

Sem comentários: