sábado, 17 de maio de 2008

"Diário de bordo": The Profilers no Rockastru's

Mais uma banda aceitou o convite do blog para comentar o antes, o durante e o depois da sua actuação, neste caso no 12º Festival de Música Moderna de Esposende. Desta vez foram os próprios vencedores da 1ª eliminatória, The Profilers. E mais uma vez agradecemos o tempo dispensado pela banda para escrever este texto que consideramos bastante elucidativo quanto à força de vontade que existe nas bandas que começam de baixo e vão a pouco e pouco ganhando o seu espaço no panorama musical Português. Sem mais demoras, aqui fica o texto, escrito pela própria vocalista da banda, San.

The Profilers de traby,
Rumo a Forjães

Sábado, 10 de Maio de 2008. Sintra, 8h00: acordar; Lisboa, 9h30: muito sono, aluguer não de um traby, mas de uma van XL no Aeroporto de Lisboa; Sintra, 10h15: reunião dos Profilers no estúdio de ensaios para partir rumo a Forjães – sempre alguém atrasado! Depois de algumas peripécias partida às 11h00.
Sempre que se justifica preferimos alugar um carro que dê para irmos todos. Neste dia fomos os 6, mais 1 enfermeira, não porque algum de nós inspirasse cuidados especiais, mas porque o Lieu Tenant Frank decidiu levar a sua mais que tudo rumo a Forjães. Como música de fundo tivemos a chuva e os mil e um telefonemas do Lieu Tenant Frank sobre informática (informático de profissão, lá foi resolvendo uns problemas da empresa onde trabalha…bits, bytes, etc. e tal). Sandrine, a enfermeira, aposto que vontade não lhe faltou para aplicar ao seu Lieu-Tenant um sedativo que o calasse… Mas o amor falou mais alto e o rapaz lá foi explanando o seu vocabulário informático-imperceptível até Forjães.

The Maniac, mais calmo que o costume, foi fazendo as graçolas – o tema é sempre o mesmo, mas está no segredo dos Deuses - e a San ria, ria e ria, com as suas muito suis generis gargalhadas.
De mapa em punho, Mr. Night ia lendo as coordenadas enquanto o Mr. Big conduzia. Fat Franco divagava pelas notas de "Budapeste" dos grandes Mão Morta, a música escolhida por nós 1 semana antes para fazermos versão para o Rockastru's, pois por motivos de força maior tinha falhado o ensaio do dia anterior.
Pelo caminho, um almoço precoce às 11h45. The Maniac teve um ataque de fome e lá parámos todos na estação de serviço da Nazaré. Depois do almoço apressado e alguns cigarros à mistura, regressámos à estrada. Mr. Night fez a selecção musical, e à banda sonora dos bits e dos bytes juntaram-se algumas – poucas! – músicas dos Editors.
Quase à hora combinada, 15h40, chegámos a Forjães. Instalámo-nos de armas e bagagens no café ao lado do Kastru’s Bar até cerca das 19h00, hora em que fizemos sound check. Tudo devidamente acertado, fomos jantar. A banda e alguns amigos que vieram de Sintra, Braga e Barcelos.
Descemos às 23h30, com a responsabilidade de abrir o Rockastru's 2008, já que éramos a primeira banda a actuar. Depois de algumas palavras trocadas com o gerente do Kastru’s, foi-nos dito que a música deveria começar à meia noite e meia.
00h50: o frenezim do costume com o nosso grito de guerra "hey", concentração, atenção ao devaneio, concentração, e bora lá tocar e partir a loiça. "Edith Piaf on LSD", "Hot" (que cai bem numa noite gelada, até porque a San pergunta sempre se alguém está com calor). O nosso grande momento chegou com "Budapeste", a versão que preparámos especialmente para o Rockastru's e que tocámos ao vivo pela primeiríssima vez. Seguiu-se "Escape" e, para terminar, "Bye, bye". Depois as outras bandas. Boa música feita por boa gente até às duas e tal.
Algumas caipirinhas XL à frente e lá veio o momento de se saber a quem cabia a vitória da primeira eliminatória. E não é que fomos nós?!? San, sempre muito efusiva, lá foi distribuindo uns calorosos abraços pelos colegas. Ficámos todos muito satisfeitos, a noite não podia ter fechado da melhor maneira para nós.

E quando pensávamos que as grandes emoções tinham terminado partimos rumo ao Porto, para pernoitar em casa de um amigo. Pensávamos que seria uma pequena viagem, mas como as caipirinhas – especialmente as XL – não se entendem com GPS, demorámos 1h30 a chegar ao nosso destino. Depois de algumas saídas erradas, alguns caminhos de cabras – culpa do GPS –, muitas gargalhas e alguma gritaria, lá encontrámos o nosso destino, quase às sete da manhã.
Como não conhecíamos a zona resolvemos tirar os instrumentos do carro. O mais ruidoso, sem dúvida, o sintetizador do Lieu Tenant Frank (imagine-se uma flight case de metal – que parece mesmo um caixão – de rodinhas em calçada portuguesa) que andou alguns minutos em busca da porta de entrada do prédio. E como pensávamos que o apartamento era no primeiro andar resolvemos arcar com o material pelas escadas. Enganámo-nos, era no quarto andar!!! Seis Profilers vestidinhos a preceito, três guitarras, um caixão, uma enfermeira, e muitos sacos de roupa… Com barulho a condizer!
Finalmente em casa. Distribuídos os Profilers, adormeceu quase tudo na paz dos anjos… ou dos copos!

Parabéns ao Profilers pela passagem de eliminatória e felicidades para a grande final do Rockastru's.. Lá estaremos para assistir!