domingo, 11 de maio de 2008

"Ao vivo com": a Jigsaw

Banda – a Jigsaw
Local – Galeria do Desassossego, Beja
Data - 10 de Maio de 2008
Início do concerto – 00h15

Quando chegamos à Galeria do Desassossego, o primeiro susto: o concerto tinha sido cancelado. Uma olhadela mais próxima e percebemos que tinha sido o concerto de Sean Riley a ser cancelado, no dia anterior. Menos mau. Entramos. 21h45. A Guitarra Portuguesa de Carlos Paredes entoava por toda a casa… Até às 23h foi assim, enquanto todos não acabaram de jantar. Depois a música animou. Pelas paredes do bar uma exposição de desenho onde se identifica de imediato “O Marsupial”, desenho que dá capa ao novo álbum dos Linda Martini.
Eram 23h15 e o bar ainda se encontrava vazio apenas com os a Jigsaw em amena cavaqueira. Pelas 00h00 o bar já rebentava pelas costuras. Pouco depois começou o concerto.


João Rui na voz, guitarra, banjo e harmónica, Jorri nas percussões e Susana Ribeiro no violino, melódica e glockenspiel, entraram no mundo melódico, melancólico e denso dos a Jigsaw. Ao fim de da segunda música o público estava conquistado. E ainda mais com a terceira, “Letters From The Boatman”. Uma das mais aplaudidas da noite, sem dúvida.
O público era surpreendentemente conhecedor e, de quando em vez, trauteava até partes da música. De seguida “Little Fish, Big Fish”, de PJ Harvey. O público já sabia, mesmo antes do João dizer; o vocalista pareceu bastante surpreendido. O concerto estava quente. A densidade aumentava para cada canto da sala. A voz densa de João Rui trouxe-nos de seguida “Dreams and Feathers” e “Life’s Like a Riverboat”, música de uma simplicidade extrema, mas que, ao mesmo tempo, nos percorria dos pés à cabeça.


Depois, um dos momento mais animados da noite, com uma incursão pelos blues. Pouco depois o vocalista fica sozinho em palco, só com a guitarra e a harmónica, ao estilo de um verdadeiro one man show. De novo, o resto da banda entra para mais duas músicas para finalizar.
Depois era tempo do encore, com o momento mais esperado da noite: “Lion's Eyes Louder”, o primeiro single. A banda avisou que a música, como está no álbum, só uma vez havia sido tocada. E, mais uma vez, não haveria de ser tocada no original. No público, alguma desilusão. Era a música mais esperada. Para outros, tanto fazia. Afinal eram os a Jigsaw que ali estavam e o que interessava mesmo era que a banda não parasse. O público pediu mais uma e a banda voltou. Aplausos. Mais uma noite muito bem passada.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito muito obrigada pelas palavras, pelo destaque no teu blog e pela presença no concerto :)

susana (a jigsaw)