segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Novas Bandas, Novos Valores": Qing of Qong

Os Qing of Qong (QoQ) são um quinteto formado em 2006, que reúne sons e experiências que vagueiam entre um rock puro e outras inspirações musicais mais ou menos alternativas.

Rui Marques (voz), Pedro Silva (bateria), Pedro Couto (baixo) e Hélder Machado e André Freitas (guitarras) encontram-se e desencontram-se em ritmos vibrantes e enérgicos, quebrados esporadicamente por melodias ondulantes. O projecto nasceu pelo simples prazer de criar música, um vício saudável e comum a todos os elementos da banda.

O ano de 2009 marcou o arranque dos concertos ao vivo dos QoQ, assim como a participação em alguns concursos Destaca-se o Rockastru's 2009, onde foram finalistas e venceram os prémios para melhor vocalista e melhor versão, com "L.A. Woman", dos The Doors. A propósito desta final, a organização caracterizou-a da seguinte forma:

"... Qing Of Qong sem grandes alaridos conquistaram o acesso à final mercê de dois concertos competentes e seguros, apoiados por uma boa qualidade técnica dos seus elementos. Na final, a receita voltou a ser um concerto de rock'n'roll sem tréguas nem hesitações. Os Qing Of Qong cortam o rock a festo sem precisar de ceder a correntes ou a modas. O som é rock e ponto final, sem ser demasiado linear. Os temas são muito bem compostos, servidos por uma densa secção rítmica, duas guitarras desenfreadas e um vocalista extremamente competente. Aliás, o vocalista Rui Marques levou para o Porto e prémio de melhor vocalista e a banda arrecadou ainda o prémio de Melhor Cover/Versão com o arriscado "L.A. Woman" dos The Doors. E a verdade é apenas uma: não é qualquer banda que pega num clássico destes e o interpreta três vezes num concurso conseguindo ainda o prémio na categoria. Não hesitaram ainda em mudar os sets na meia-final e na própria final, o que leva a supor que se trata de mais uma banda com muito mais para dar do que apenas os cinco temas exigidos".

Para além da presença na final do Rockastru's, a banda conseguiu ainda a vitória no Festival Cardeal Rock, cuja final se realizou no passado dia 1 de Agosto.

Ainda no ano passado a banda lançou um vídeo do tema "Atom Bomb" que podes ver a seguir.



Para mais informações sobre a banda vai a:
http://www.myspace.com/qingofqong

Se quiseres ver o teu projecto na secção "Novas Bandas, Novos Valores" entra em contacto para o mail anovamusicaportuguesa@gmail.com

Sem comentários: