domingo, 31 de agosto de 2008

Plaggio e Stone Slaves vencedores do fim-de-semana em Gondomar e Vieira do Minho

Os Plaggio e os Stone Slaves foram os grandes vencedores deste fim-de-semana nos festivais para bandas de garagem que vínhamos acompanhando nas últimas semanas.

No 13º Festival de Música Moderna Portuguesa foram os Plaggio que ganharam a final do concurso ontem à noite, onde estavam também presentes os Urban Technic e Vasco Balio & Os Luvas de Amianto. Perante o muito público que se deslocou ao recinto do Largo do Souto e que ouviu finalmente um dia do festival com o som perfeito, das três bandas em palco o prémio foi bem entregue aos Plaggio, embora, em nossa opinião ficasse também muito bem entregue aos Urban Technic.


Plaggio no Festival de Gondomar

Parabéns a todas as bandas presentes, várias das quais mereceriam estar também na final. Esse assunto já foi bastante comentado por vários leitores do blogue, nomeadamente no que se refere aos Ashes. Realmente seria bastante complicado aos Ashes (banda de Tomar) estarem presentes na final, uma vez que os finalistas são anunciados na madrugada da mesma. E os Ashes, pela sua qualidade, pelo concerto que deram, mereciam estar na final. Pensamos que este facto, que tem que ser revisto com urgência, prejudicou os próprios Ashes, de entre todos os aspectos em que foram avaliados. E isto torna a participação de bandas de áreas mais afastadas bastante perversa. Mesmo para as outras bandas, todas elas da área do grande Porto, é difícil preparem a final com menos de um dia de antecedência e tendo em conta que têm que estar à tarde em Gondomar para o teste de som...

É claro que nos podem dizer que as bandas já estão avisadas para a orgânica do festival quando se inscrevem. No entanto, não nos parece que haja sequer uma banda que concorde com que os finalistas sejam anunciados no próprio dia da final. E isso levaria a que, em último caso, nenhuma banda se inscrevesse. E não é isso que está em causa porque as bandas que participam, normalmente estão numa fase de crescimento em que, o que querem mesmo, é estar em palco a fazer o que mais gostam. Essa é a grande premissa para se inscreverem.

Foi também aqui comentado outro aspecto que terá prejudicado os Ashes, assim como outras bandas como os Urban War, por exemplo: o facto de cantarem em língua estrangeira (neste caso em inglês). Se assim acontecesse, já não nos pareceria justo de todo. Todas as seis bandas apuradas (as finalistas e suplentes) cantam em português. Será coincidência? Esperemos que sim ou então estaríamos perante o "Festival de Música Moderna Cantada em Português" e não o "Festival de Música Moderna Portuguesa". Acreditamos que, a partir do momento em que a organização selecciona uma banda a trata e avalia de igual modo e pelos mesmos parâmetros que todas as outras. Ou não valeria a pena avaliá-la, partindo, desde logo, de pressupostos descriminatórios.

Isto, claro, sem colocarmos em causa a qualidade dos finalistas. A nosso ver todos eles tinham qualidade para estar na final e não é isso que está em causa. Até porque, a partir de determinado patamar, as escolhas já dependem das preferências pessoais de cada um.

Gostaríamos também de salientar a actuação dos Come na Rua. Em todo o festival foram, sem sombra de dúvida, a banda mais prejudicada pela falta de qualidade do som (que, no geral, deixou um pouco a desejar). É uma banda que já conhecemos de outros concertos e, na sexta-feira, esteve irreconhecível, infelizmente por razões que não são da sua responsabilidade. É óbvio que nunca poderia passar à final quando tantas foram as falhas de som em quase todas as músicas. E era muito difícil qualificar a sua actuação naquelas condições. Para nós, o prémio originalidade do festival vai para os Come na Rua, que percorrem tantos estilos musicais durante um concerto e com tanta qualidade.

Já no que diz respeito ao Vieira Rock, foram os Shaman's of Rock e os Stone Slaves os apurados das meias-finais de quinta e sexta-feira, sendo que foram os Stone Slaves os grandes vencedores no sábado. Uma palavra aqui para os Shaman's of Rock, uma banda em plena ascensão. Basta ver que foram recentemente vencedores do festival de bandas de Barcelos, concelho que tantas bandas e com tanta qualidade apresenta. E uma palavra também para os vencedores, que ajudam a manter o Grunge bem vivo e, pelos vistos, com bastante qualidade...

Agradecemos as informações que nos foram cedidas pelos Mind Effect e pelos Stone Slaves sobre o festival.

Parabéns a todas as bandas dos dois festivais porque, apesar de falarmos aqui em "vencedores", é verdadeiramente a música portuguesa que vence todos os dias numa garagem perto de nós...

Podem ver os vídeos das bandas que actuaram no Festival de Gondomar no canal d'A Nova Música Portuguesa no youtube.

Revista HEADZUM.ORG já disponível para download


Já está disponível para download gratuito o número 1 da nova revista HEADZUM.ORG. Já aqui apontamos os destaques da mesma nesta primeira edição. Resta-nos repetir os desejos de longa vida à revista. Bem-vindos!

Para fazer o download da revista basta entrarem no link:
http://www.mediafire.com/download.php?j3nj75upmia

13º Festival de Gondomar e Vieira Rock 2008

Visto não termos assistido ontem ao anúncio do vencedor do Festival de Gondomar (embora tivéssemos visto os concertos...) e não sabermos ainda quem foram os finalistas e vencedores do Vieira Rock, esta mensagem destina-se a que, todos aqueles que o sabem, discutam aqui as ditas finais realizadas ontem. E também a todos os que não o sabem e querem dar a sua opinião!

Podem ainda dar uma vista de olhos à mensagem sobre os finalistas de ontem, onde já havia alguma discussão, neste caso sobre o festival de Gondomar. Apenas uma questão: discutam como deve ser e não entrem pelo caminho do insulto pessoal ou a bandas em particular...

sábado, 30 de agosto de 2008

Nova revista HEAZUM.ORG disponível para download gratuito na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (1 de Setembro) estará disponível para download gratuito o nº1 de uma nova revista que promete dar que falar sobre a música portuguesa que se faz por todo o país. Entrevistas, críticas e artigos de opinião pessoal é o que nos espera neste primeiro número da revista e nos muitos (esperamos nós) que se lhe seguirão.

No primeiro número, pelo que nos é dado a perceber, estarão em destaque os A.M.O.R., Bettershell, David Pais, Pressplay, Réplica e Slow Motion Beer Walk, assim como a edição do Festival Serra da Estrela deste ano. A não perder!


Para mais informações vai a:
http://www.headzum.org/
http://www.myspace.com/headzumorg

Sugestão para hoje em Almada

Urban Technic, Plaggio e Vasco Balio na final do Festival de Gondomar

Os Urban Technic, os Plaggio e Vasco Balio & Os Luvas de Amianto foram os três finalistas seleccionados pelo júri do 13º Festival de Música Moderna de Gondomar. Amanhã teremos aqui os vídeos das actuações de hoje assim como algumas palavras sobre os concertos.

Para além das três bandas seleccionadas para a final, foram ainda escolhidas três suplentes, neste caso os XeX & Band, Foomaça e os Kenny. A final realiza-se mais logo à noite no Largo do Souto em Gondomar.

Sugestão para hoje (sábado) em Almada

Sugestão para hoje no Porto

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Vieira Rock e Festival de Gondomar: fim-de-semana decisivo

aMais daqui a pouco tem início a 2ª meia-final do Vieira Rock, em Vieira do Minho, com a participação dos Mind Effect, Shamans of Rock e Stone Slaves. Já ontem teve lugar a 1ª eliminatória, com a participação dos Eyeblast, Fairy Dreams, Solid Spectrum e Spinning Shalk. Só hoje serão conhecidos os dois finalistas que disputarão o primeiro lugar amanhã à noite.

Já em Gondomar acontecem mais daqui a pouco as últimas actuações do festival com Come na Rua, Plaggio e Sleepwalkers. Depois do último concerto serão conhecidos os três finalistas que amanhã disputarão o primeiro lugar do festival. Ao início da madrugada anunciaremos aqui os vencedores, até porque o blogue vai agora em peso para o local. Quanto ao Vieira Rock, quando tivermos novidades serão aqui anunciadas.

Já agora, obrigado a todos pelos mais de dois mil (!!!) votos na nossa sondagem sobre o Festival de Gondomar. Ainda vão a tempo de votar...

GRANDES CONCERTOS, é o que vos desejamos a todos!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Vinhais Fest 2008 tem início amanhã

Sugestões para sábado em Braga

Sugestões para sábado em Espinho

Novo vídeo dos Umpletrue

Banda - Umpletrue
Música - "Such a Good Deed"
Álbum - "Fab Fight"


UMPLETRUE "Such a Good Deed" from Umpletrue on Vimeo.

Vieira Rock 2008 - Biografias: Mind Effect

Os Mind Effect actuam amanhã no Vieira Rock 2008, na segunda meia-final do concurso. A banda formou-se em Agosto de 2007, ano em que foi encontrado um baixista (Álvaro Oliveira) e um baterista (César Gonçalves) capazes de ensaiarem um pouco como autodidactas, uma vez que todos os elementos se encontram em diferentes áreas geográficas (Évora, Esmoriz, Braga e León -Espanha).

Até à data a banda conta com seis participações ao vivo, sendo a primeira em 17 de Agosto do ano passado e as restantes cinco entre o mês de Maio e Agosto deste ano.

No entanto, o conceito dos Mind Effect e respetivo trabalho de composição já data de 2006, altura em que o (guitarrista) André Costa inicia a composição musical e Leandro Brandão (vocalista) escreve as letras dos dez temas existentes.

Segundo a própria banda, os Mind Effect conferem uma sonoridade aberta ao estímulo continuado e progressivo de uma história, ou seja.. como num filme e respectiva banda sonora, o intrumental acompanha emotivamente a liríca. Não existem, por isso, regras na composição para número de estrofes, intros, solos, bis, etc.


Musicalmente os Mind Effect são fruto do conhecimento musical de todos os tempos.: desde a musica clássica, ao blues, passando pelo metal, sonoridades orientais, tentando sempre fugir ao "standard", ao pré-estipulado pela sociedade na concepção musical. E desta forma, procuram provocar uma sensação de curiosidade desde o início ao fim das músicas, mesmo aos ouvintes mais fechados a outros géneros musicais.

Para mais informações vai ao myspace dos Mind Effect.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

1º Grande Arraial da Juventude Perdida sábado no Barreiro

Festival Termómetro é já um sucesso!

O Festival Termómetro deste ano é já um sucesso pela forma como estão a decorrer as inscrições das bandas. Relembremos que serão seleccionadas "apenas" 25 e que os concertos irão decorrer de norte a sul do país.

Quem passar os olhos pelos inscritos no myspace do festival pode ver bandas da Alemanha, Suécia, Espanha, Inglaterra, França, entre outros países e, claro, várias dezenas de bandas portuguesas. Se ainda não inscreveste a tua banda ainda o podes fazer. Os resultados serão divulgados a 15 de Setembro.

Fica atento, porque, como não podia deixar de ser, o blogue vai acompanhar bem de perto o Termómetro 2008...

Para mais informações vai ao myspace do Termómetro.

Sr. Acaso actuam na final do 13º Festival de Gondomar

É a primeira confirmação para a final do 13º Festival de Gondomar. Os Sr. Acaso vão actuar no dia da final como banda convidada pela organização, de modo a abrilhantar ainda mais a grande noite que todos esperam.

Os Sr. Acaso, que este ano já venceram o Rocktirso 2008 e o Maiact Garage Sessions encontram-se neste momento a gravar um EP na Fábrica do Som, no Porto, cidade, aliás, de onde é originária a banda. A produção deste novo registo vai estar a cargo de Daniel Carvalho e contará com cinco músicas.

Relembremos que é já na próxima sexta-feira que serão conhecidas as três bandas finalistas, depois da actuação dos Come na Rua, Plaggio e Sleepwalkers. A final realiza-se no dia seguinte (sábado).

Rock na Quinta fecha inscrições amanhã

A todos aqueles interessados e mais esquecidos, o Festival Rock na Quinta fecha amanhã às 16h as inscrições para o concurso de bandas de garagem. Pelo evento costumam passar mais de 10 mil pessoas, pelo que é uma boa oportunidade para todas as bandas que se queiram mostrar.

Para mais informações vai ao sítio do Rock na Quinta.

Carlos Peninha, Fadomorse e Montecalvo 146 no próximo KM0

"Bem-humorada com a própria finitude, a equipa do KM0 ruma agora em direcção a Viseu, para conhecer o jazz e a música tradicional de Carlos Peninha, o folclore hardcore dos Fadomorse e a electrónica melancólica dos Montecalvo 146, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida sábados, pelas 19h30, na RTP2.

Fadomorse

Para mais informações vai ao blogue do KM0.

13º Festival de Gondomar ll Biografias: Plaggio

Os Plaggio actuam na próxima sexta-feira, no penúltimo dia do 13º Festival de Gondomar, antes da grande final. Aqui fica a banda em discurso directo:

"A banda nasce em meados de Outubro de 2005, quando um grupo de estudantes do Porto resolveu juntar-se para fazer música. O grande impulsionador foi o Eduardo, um dos vocalistas que seleccionou a dedo (não pela qualidade como músicos mas pelo grau de amizade) sete elementos.

A componente da amizade transformou-se instantaneamente em ligação musical. Os sete amigos que o Edu juntou, podiam não se conhecer pessoalmente, mas logo no priimeiro ensaio, constataram-se ligações e entendimento musical inexplicavelmente profundos para tipos que nunca tinham tocado juntos. É o que se pode chamar, amor à primeira vista. Foi, sem dúvida, o melhor acaso das nossas vidas musicais até ao momento.

O que moveu estes músicos a se juntarem foi uma grande paixão comum pelo rock alternativo de uma forma em geral, e em particular pelo "hype" causado pelas novas bandas e artistas rock formados no Porto, que era (e é) verdadeiramente excitante. Isto significa, claramente uma grande vontade em fazer coisas novas e deixar (quem sabe um dia) a nossa marca no panorama do rock alternativo nacional.

Este sentimento está longe de ser nacionalista, pois procuramos também assumidamente influências de bandas como os Queens of the Stone Age, Pixies, LCD Soundsystem, Klaxons, Portishead, Radiohead, entre muitos outros.

A formação inicial era composta por Edu e Tiago (vozes), Orlando (baixo), Leandro e David (guitarras), João (bateria) e Paulo (percussão). Alguns meses mais tarde, entrou a Raquel (teclas). Houveram mais duas saídas e uma entrada antes da formação definitiva: saíram o Paulo e a Raquel, e entrou o Nélson (teclas), que trouxe à banda mais liberdade criativa, em grande parte pela sua dedicação, experiência, profissionalismo e, acima de tudo, bom coração.

Este septeto final teve como pontos altos concertos na Queima do Porto (08) e de Viana (08), Rock in Rio Lisboa (08), vitória no Concurso de Bandas de Garagem da FAP (08), vitória no Concurso de Bandas de Garagem "Ritual essions" (08), concerto nos Maus Hábitos (06), participação no Aquario do Porto Canal (07), entre outros, numa carreira que já leva perto de 30 concertos.

O concurso de Gondomar surge como mais uma enorme oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho a todos os que não nos conhecem, o que é sempre um prazer. Ainda mais quando se fala do exigente povo nortenho e a todos aqueles que já são assíduos nos nossos concertos (e que para sempre estarão no nosso coração)".

Festival Músicas do Mar com início amanhã na Póvoa de Varzim

O festival é uma organização da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com o apoio do Turismo de Portugal e para o vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, Afonso Oliveira, “este é um evento que é de todos, portanto, resta-nos contar com a participação do público, esperando que apreciem as músicas do mar que seleccionamos para este ano.”

Para o Diana Bar estão programados três concertos:

Dia 28:
21h00 - Nobody´s Bizness

Dia 29:
21h00 - Deolinda

Dia 30:
21h00 - Aron Ottington (Nova Zelândia)


No palco ao ar livre do Largo do Passeio Alegre os concertos serão os seguintes:


Dia 28:
22h00 - Dele Sosimi (Nigéria/Inglaterra)

D
ia 29:
22h00- Dengue Fever (Cambodja)
23h15 - Alamaailman Vasarat (Finlândia)

Dia 30:

22h00 - Rosapaeda (Itália)
23h15 - Hoba Hoa Spirit (Marrocos)

Para as ruas da cidade ficaram os concertos mais dos animados:

Dia 28 e 29:

18h00 - Serra-lhe Aí!!! (Espanha)

Dia 30:

18h00 - Farra Fanfarra

Nas noites de 29 e 30, a animação fica a cargo dos Bailarico Sofisticado, “três rapazes de Lisboa”, DJ's, que vão pôr toda a gente a dançar noite fora, a partir da meia-noite e meia, no Auditório da Lota.

Sugestão para sexta-feira no Algarve

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ena Pá 2000 esta sexta-feira em Lisboa

Vieira Rock 2008 - Biografias: Stone Slaves

Os Stone Slaves actuam na próxima sexta-feira, na segunda meia-final do Vieira Rock 2008, em Vieira do Minho. Estamos perante uma banda formada nos finais de 2007 em Alcácer do Sal por Jimmy (voz, guitarra) ao qual se juntou o seu irmão Bill (bateria) e também Freak (guitarra), todos eles antigos membros dos X-Code, formando assim o núcleo principal da banda. Mais tarde juntam-se à banda Karlão (baixo) e Vieira (guitarra). Actualmente a banda conta ainda com a participação de DJ Fura (samples) e Zé Pikaró (sax alto).


A banda tem no grunge dos anos 90 a sua principal influência, que se revela de uma forma bastante acentuada nas suas composições cheias de electricidade, aliadas a uma vertente humanitária presente nas suas letras. Não há muito mais a dizer pois a história é curta, mas que estes sejam os primeiros dias do resto das suas longas vidas...

Para mais informações sobre a a banda vai ao myspace dos Stone Slaves.

Sugestões para este fim-de-semana em Faro

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cartaz completo para o Faro Alternativo lll

Estão aí as Noites Ritual Rock!

É já no próximo fim-de-semana que estarão de volta as Noites Ritual Rock, no Palácio de Cristal, Porto. Como não poderia deixar de ser, a qualidade continua nivelada por cima e vários serão os concertos imperdíveis... e para (quase) todos os gostos!

Concertos como os de Micro Audio Waves ou Linda Martini serão de presença obrigatória. E os Buraka Som Sistema são sinónimo de muita energia para fechar as Noites deste ano, com uma presença inexcedível em palco que consegue envolver qualquer um, mesmo aqueles que não gostem particularmente do estilo. E não nos esqueçamos que todos os concertos são todos de entrada gratuita. Aqui fica o cartaz completo:

":papercutz" com single já disponível

Os :papercutz, uma das bandas incluídas nos Novos Talentos Fnac 2008, têm já à venda o single do álbum "Lylac", o mais recente trabalho da banda. Com o nome de "Ultravioleta" (ou "UV") o CD editado pela Apegenine Recordings de Montreal, Canadá, inclui remisturas de artistas reconhecidos na música electrónica independente internacional como Neotropic (Ninja Tune, Mush), Rafael Anton Irisarri / The Site Below (Ghostly international), Spandex (Hand on the Plow) e Signer (Carpark Records) e novas ilustrações de Júlio Dolbeth.
A edição digital do single estará disponível no dia 31 de Agosto nas várias lojas online (iTunes, Rhapsody, Amazon, eMusic, 7digital...). Por agora podem alimentar a curiosidade no site da Last.Fm ou da Amazon.

Para mais informações vi ao myspace dos :papercutz.

Mini-digressão este fim-de-semana

Vieira Rock 2008 entra na sua fase decisiva

Realizam-se já no próximo fim-de-semana as meias-finais e final do Vieira Rock 2008. No dia 28 (quinta-feira), pelas 21h30, irão disputar o acesso à final os Spinning Shalk (Vila Real), Fairy Dreams (Penafiel), Solid Spectrum (Vieira do Minho) e Eyeblast (Barcelos). Já na segunda meia-final, no dia seguinte, teremos as actuações dos Mind Effect (Ovar), Shamans of Rock (Barcelos) e Stone Slaves (Alcácer do Sal).


Os Spinning Shalk serão um dos semi-finalistas que actuarão na próxima quinta-feira.



Para além das bandas concorrentes actuam também os Mons Lunae (segundos classificados no Vieira Rock 2007), que encerram o dia 28 e os The Mad Dogs (vencedores do Vieira Rock 2007), que encerram o dia 29.


Das duas meias-finais sairão duas bandas vencedoras que irão disputar a final agendada para sábado (dia 30), pelas 21h30, com a actuação das bandas convidadas Opus Diabolicum e RCA (Real Companhiados Animais), uma banda de covers.



Fonte: www.cm-vminho.pt/


Vieira Rock 2008 - Biografias: Eyeblast

Iniciamos hoje o acompanhamento dos dias decisivos do 3º Vieira Rock, que tem vindo a decorrer nas últimas semanas em Vieira do Minho. Nos próximos dias 28 e 29 de Agosto (quinta e sexta-feira) realizam-se as meias-finais do evento, sendo que no sábado, dia 30, realiza-se a grande final da segunda edição deste concurso.

Os Eyeblast são um projecto dos arredores de Barcelos que actua na próxima quinta-feira na primeira meia-final do Vieira Rock. Formou-se em meados de Outubro de 2007 e é composto por Pedro Leão (voz), Ricardo Lopes (baixo e voz), Tiago Moreira (bateria e sampler) Miguel Dias e Lino Sousa (guitarra) e Xico Sousa (sintetizador e sampler).

Este projecto começou a ser formado em meados de 2005, depois determinado um outro projecto intitulado "The Pisces", onde após a saída do vocalista, Bruno Lopes, os restantes membros - Ricardo Lopes, Tiago Moreira, Miguel Dias, Lino Sousa e Xico Sousa - decidem continuar com os ensaios e a criação musical enquanto procuravam por um novo vocalista, que apenas viria a surgir cerca de dois anos mais tarde, após várias audições falhadas.

Neste momento a banda está a passar por uma fase de adaptação aos palcos, participando em concursos e festivais para que, de um modo crescente, comece a existir uma empatia entre a banda, os palcos e o público, para que volte a ser possível a edição de novos trabalhos e a partilha de palcos com bandas como "Mão Morta", "Zen", "Primitive Reason", "Ramp", "Astonishing Urbana Fall", "Blasted Mechanism", entre outras...

Para mais informações sobre a banda vai ao myspace dos Eyeblast.

Sugestão para hoje (segunda-feira) em Sesimbra

domingo, 24 de agosto de 2008

13º Festival de Gondomar: terceiro fim-de-semana

Terminou ontem o terceiro e penúltimo fim-de-semana do 13º Festival e Música Moderna de Gondomar com a actuação dos Ashes. O festival aproxima-se rapidamente dos seus últimos dias decisivos: a próxima sexta-feira, onde serão conhecidos os três finalistas, e o sábado, dia da grande final do festival.

O festival teve início na sexta-feira com a actuação dos Agressiv, banda de Espinho que nos presenteou com o seu rock pesado e eléctrico, com influências bastante vincadas e das quais os próprios já falaram na entrevista que deram ao blogue na semana passada. A banda deixou tudo em palco e divertiu-se ao máximo!... Tanto que, no calor da actuação, foi atirada uma guitarra ao chão, que não deve ter ficado em boas condições.

Agressiv - "Official Honest Note"


De seguida tivemos os Urban Technic, que introduziram um novo elemento no festival: o saxofone. O hip-hop de MC Jam, misturado com outras influências de cada um dos elementos da banda funcionaram bastante bem como conjunto. Prova disso foi a articulação bastante feliz com todo o público.

Para fechar a noite de sexta-feira tivemos os Plenilúnio, banda que viajou pelos temas do seu EP "Batalhar e Ascender". O seu rap-metal todo em português, com riffs que apelam à movimentação do corpo, decerto surpreenderam muito boa gente no público.

Para abrir o dia de sábado uma surpresa: os MALdito, que foram chamados à última hora para substituirem os Dogma, que não puderam estar presentes. A banda tem um som bastante característico, um vocalista carismático e tentaram aproveitar a oportunidade que lhes foi dada palla organização.

Tivemos depois os Foomaça que, embora sejam uma banda bastante recente, têm já um som bastante sólido e seguro. Prova disso é o facto de terem feito músicas para o festival (não tinham as sete originais pedidas pela organização) e mesmo essas parecerem já ser tocadas há bastante tempo.

A fechar tivemos os explosivos Ashes, cuja presença em palco foi inexcedível. Introduziram também um novo elemento no festival, desta feita o violino, que veio trazer novas sonoridades a todos os presentes. Pelo som apresentado, qualidade em todos os aspectos técnicos e presença em palco esta é uma das apostas do blogue para a presença na final do próximo sábado.

Ashes - "Wasted"


Nota ainda para o som que, este fim-de-semana, esteve bastante melhor. Alguns problemas no sábado (poucos), quase irrepreensível na sexta-feira. Ainda uma última palavra para o saudável convívio entre as bandas, que, não raras vezes, estavam na linha da frente do público durante os concertos que decorriam.

Parabéns a todos! Foi um grande fim-de-semana de música em Gondomar e parabéns também à organização que tentou proporcionar o melhor às bandas.

Para verem os vídeos das bandas presentes no festival, visitem o canal d'A Nova Música Portuguesa no you tube.

"Festival Vimus 2008" - Vídeos portugueses seleccionados

Realiza-se entre 4 e 7 de Setembro o "Festival Vimus", Festival Internacional do Vídeo Musical. Este festival pretende distinguir e promover os autores de vídeos musicais, celebrando a sua criatividade musical. Estão a concurso videoclips, vídeo-concertos e vídeo-documentários musicais. Os vídeos nacionais a concurso seleccionados pelo júri são os seguintes:

Dealema - "Sala 101"


LJ Lounge - "Porto Cidade"


Rita Redshoes - "Dream On Girl"


David Fonseca - "Rocket Man"


David Fonseca - "Kiss Me, Oh Kiss Me"


David Fonseca - "Superstars"


David Fonseca - "Amazing Grace"


The Vicious Five - "Coffee Helps"


Norton - "Your Balcony"


Terrakota - "É Verdade"


Nigga Poison -
"Governo Gosta Di Paka/Nenhum Homi É Ka Perfeto"


Bildmeister - "Model fc840"


Dapunksportif - "Private Disco"


Skewer - "Stayed"


Clã - "Sexto Andar"


Jorge Cruz - "Nada"


Monstro Mau - "Mostro o Meu Monstro Mau"


Sizo - "First"


Sir Scratch - "Ilusão"


Dead Combo - "Putos a Roubar Maçãs"


Sean Riley and The Slow Riders - "Moving On"


Micro Audio Waves - "2 Night"


Novembro - "Solidão a Dois"


Foi ainda nomeado o vídeo "Todo Este Céu", de Fausto Bordalo Dias. Não conseguimos encontrar nenhum link do vídeo. Se o conseguirem comentem... Para mais informação sobre o festival e os nomeados para todas as categorias vão ao myspace do Festival Vimus.

Skewer ganham projecção internacional

O tema "Stayed" dos Skewer fará parte da animação "Urban Jungle", uma produção Italiana da Plasmedia, sob a direcção de Hermes "Hem". Para mais informações vai a www.plasmedia.it ou http://www.myspace.com/arkivio.

Entretanto, a partir de quarta-feira (27 de Agosto) o vídeo de "Stayed" estará a passar todos os dias na MTV Brasil no programa "MTV Lab Now" (além do já habitual MTV Overdrive) e entrará na programação da MTV Reino Unido e França entre Setembro/Outubro de 2008.

Skewer Stayed (Official Video)


FESTIVAL INTERNACIONAL VIMUS 2008

Entretanto, o mesmo vídeo dos Skewer foi um dos seleccionados para estar entre os dias 4 a 7 de Setembro no Festival Internacional de Vídeos Musicais.

Para mais informações sobre a banda vai ao myspace dos Skewer.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Toca & Segue com cartaz fechado

Está já fechado o cartaz do Toca & Segue, a realizar em Sintra nos dias 6, 7 e 13 de Setembro. Serão dez bandas a concurso nos dias 6 e 7, sendo que a final realiza-se no dia 13 com a presença de Cassapo como artista convidado.

A organização tem já prevista a realização de três novos concursos: um acústico, outro para bandas de Cascais (ambos a realizar entre Outubro e Novembro) e o terceiro de âmbito nacional a realizar no próximo ano. Fiquem atentos às novidade aqui no blogue.


Para saberem mais vão ao sítio da CS Produções.

Festival ARCA 2008 amanhã em Cabeceiras de Basto

Tem lugar amanhã em Arco do Baúlhe (Cabeceiras de Basto) o 10º Festival ARCA 2008 (ou Festival de Música Moderna). Actuarão durante o dia Slimmy, U-Clic, Orangotang e Teia, para além do DJ USB e DJ Mr. MP.

A entrada para o festival é de 5€ e há campismo gratuito para todos os que quiserem acampar. Para mais informações vai ao sítio do Festival Arca 2008.

Penúltimo fim-de-semana do 13º Festival de Gondomar

Começa já hoje o penúltimo fim-de-semana do 13º Festival de Músicas Moderna de Gondomar. Estarão em palco os Agressiv, os Urban Technic e os Plenilúnio. Ao longo desta semana já falamos destas três bandas, pelo que o que nos resta agora é esperar que consigam dar o seu melhor em palco.

O mesmo pode ser escrito para os concertos de sábado, com Dogma, Foomaça e Ashes. Bandas que, se confirmarem aquilo que se pode ouvir no myspace de cada uma delas, irão tornar este fim-de-semana bastante interessante para todo o público.

E todas elas poderão trazer mais dores de cabeça para o júri, que terá de apurar três finalistas já na próxima sexta-feira (29 de Agosto) para a final que se realizada no sábado (30 de Agosto). A ver vamos as surpresas que nos esperam...

Sugestões para hoje (sexta-feira)

13º Festival de Gondomar - Biografias: Foomaça

Os Foomaça actuam amanhã com os Dogma e os Ashes. A banda é bastante recente, por isso a história é também curta. No entanto, já com bastantes conquistas. Aqui fica a biografia da banda em discurso directo:

"Quando nada o fazia prever, eis que das cinzas nascem os Foomaça! Um grupo de amigos oriundos de outros projectos musicais, que se reúnem agora de corpo e alma neste projecto onde o rock é a chama principal e o português a forma de expressão…

Nuno Morais (guitarra), Pedro Martins (voz), Pedro Magalhães (baixo), Paulo Araújo (guitarra), Carlos Andrade (bateria), Marina Cerqueira (voz) e Diana Bastos, dão corpo e vida a este projecto nascido no início de 2008 na cidade da Maia.

Após a participação no 2º concurso de bandas de Constância e no 4º concurso de bandas de Entroncamento decidimos então gravar o nosso primeiro EP (produção caseira) que tem o nome de “Gravidade Zero” e inclui 4 temas: "Vagamente", "Não Sei Mas Sinto", "Para Sempre Acordar" e "Planeta Nada".


Com poucos meses de existência, os Foomaça foram também seleccionados para o Rock na Praia 2008 (Esposende), Rock Nordeste 2008 (Vila Real) e, agora Festival de Bandas de Garagem de Gondomar. Temos também um tema incluído na Colectânea Braga 2008 ("Não Sei Mas Sinto").

Para mais informações vão ao myspace dos Foomaça.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Rejects United este fim-de-semana

Ponto de situação no Rock Rendez Worten

A Nova Música Portuguesa continua a acompanhar o Rock Rendez Worten, agora que entrou no último mês de votações referente a esta primeira fase do concurso. E está na hora de dar uma olhadela geral aos primeiros classificados de modo a percebermos como poderá evoluir o concurso daqui para a frente.


São as sete bandas mais votadas em cada estilo que passam à fase seguinte num concurso onde serão atribuídos vários prémios finais e bastante atractivos para as bandas a concurso. Como já aqui foi referido, entre esses prémios está a gravação de um álbum "Best Of Rock Rendez Worten" e a atribuição da um Prémio Originalidade que dará à respectiva banda a oportunidade de gravar um álbum promovido pela própria Worten.

Relembramos que nada está decidido e que as classificações entre os sete lugares de apuramento estão ainda em aberto, uma vez que, na maioria dos casos, são poucos os votos que separam as bandas. E a tua votação pode ser decisiva!

Até 15 de Setembro regista-te e vota nas tuas bandas e músicas preferidas no sítio do Rock Rendez Worten. E fica atento ao blogue porque vamos continuar a acompanhar o concurso muito de perto. Os primeiros sete classificados em cada uma das categorias são os seguinte:

Rock:


Arames Farpados
2- Melodraw
Us & Them
The Doups
Agressiv
Myula
Black Monday Project

Os Arames Farpados estão em primeiro lugar na categoria "Rock".

Pop:

Slide
Nortada
Shory
J. White
Ricardo Mouta
Mike Bramble
Chão Nosso

Rap/Hip-Hop/R&B:

Danito/Jay P
The Wild
DaRuller
MCCM
Piri
Urban Technic
Xksitu

Metal:

Black Burn Hate
Lost Link
The Open Wound
Godog
Heavenly Bride
Loss Spectra of Pure
Exoss

Reggae:

Human Chalice
Sativa
Jahvai
Black Bombain
Sexy Sundays
Contratempos
Innajahm

Os Human Chalice estão em primeiro lugar na categoria "Reggae".

Alternativo:

1º Living Ashes
Open Jaill
Ice Land Moss
The Crushnote
Sawyer
Ashes
Kaizen

Outro:

Moan
Gil Monteverde
Pedro Monteverde
Tuna Bruna
Sound Shapers
Free Head
E-Move

E tu? Já Votaste?

Estão de volta as Friday Rock Session's em Sta. Maria da Feira

Depois de uma paragem por causa das férias, estão de volta as Friday Rock Sessions - Mega Concurso de Bandas. Segundo a organização informou o blogue, depois de oito eliminatórias realizadas em Junho e Julho, serão agora cinco as semifinais que irão apurar as bandas finalistas.


Não há consumo mínimo para qualquer um dos dias em que se realizam os concertos no B'jecas Bar, em Santa Maria da Feira. As semifinais serão as seguintes:

1ª semifinal – dia 12 de Setembro:

Aplly Zii
Salvia

FHG

Other Sphere

Major’s Band

2ª semi-final – dia 19 de Setembro:

Phist
Os Amigos de Salex

M.O.R.G.
Zegabundos

Joe Blues Band


3ª semifinal – dia 26 de Setembro:

Halftone
Reptile

Pressure
Narrow

Strange Thing Band


4ª semifinal – dia 3 de Outubro:

Miss Lay Touch
FOXROT

Bettershell

Agressiv

Final Mercy

5ª semifinal – dia 10 de Outubro:

Infectious Greed
Rehab

Os Madiérs

Smoking Bears & Lego Friends

Pop Magazine


17 de Outubro:

Festa das bandas finalistas com actuação de banda convidada


24 de Outubro:

Final

Nota: a primeira eliminatória iria, efectivamente, realizar-se no dia 5 de Setembro. Posteriormente à publicação desta notícia, a organização informou o blogue que essa eliminatória foi adiada para o dia 10 de Outubro. Todas as outras datas mantêm-se.

Kromo di Ghetto, Zieben e Kumpania Algazarra no próximo KM0

Cinco semanas decorridas após o primeiro programa, o KM0 chega a Lisboa. "Vamos trocar palavras em crioulo com o MC da Cova da Moura, Kromo Di Ghetto, sentir o rock pesado dos Lieben e dançar ao som do ska de inspiração balcânica dos Kumpania Algazarra", explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida aos sábados, pelas 18h15 na RTP2.

Os Zieben serão uma das bandas presente no KM0 deste sábado.

Já aqui foi noticiado, mas nunca é demais relembrar: excepcionalmente (devido aos Jogos Olímpicos), este episódio vai para o ar Às 18h15. Na próxima semana volta ao horário normal. Para mais informações vai ao blogue do programa.

13º Festival de Gondomar - Biografias: Ashes

Os Ashes irão fechar o terceiro fim-de-semana de actuações no próximo sábado do 13º Festival de Música Moderna de Gondomar. Aqui fica a banda em discurso directo:

Somos uma banda de Tomar formada em 1998. Na altura não havia o acesso de hoje a novas tecnologias. Ainda tinha de se pegar na guitarra e tocar umas malhas ao telefone. Ao início passamos por várias fases de experiências à procura do estilo de som que melhor reunisse o gosto de todos, tendo-se fixado pelo Post-Grunge.

Após gravarmos umas primeiras maquetes (e na altura que íamos atacar em força) os guitarristas lembraram-se de partir os pulsos (e tinha de ser um a seguir ao outro). Por isso, esse foi um ano para esquecer.

Quando recuperaram, o vocalista e mentor da altura da banda teve de abandonar o país e, consequentemente, o projecto. Parecia que os Ashes estavam amaldiçoados.

Já só em 2004, quando se procurava um novo vocalista e se achava um violonista pelo caminho, é que voltamos à carga, mais maduros pelas experiências acumuladas ao longo do tempo e com a vontade de fazer algo novo e diferente no panorama musical.

Assim começamos a fazer novos temas de modo a reflectir a nova alma "ashesiana" num estilo mais Rock/Metal alternativo, juntando melancolia com raiva, riffs de guitarra pesados, melodia do violino, variações rítmicas e vocais ao máximo. A partir daqui começamos a tocar ao vivo o mais possível.


Neste novo percurso, de assinalar a presença em algumas compilações nacionais, a presença na Festa do Avante 2006 e a conquista do primeiro lugar em três concursos de música: no 1º Rock do Oeste, no 3º Concurso Nacional de Bandas de Música Moderna do Entroncamento e no 2º Concurso de Bandas de Garagem de Constância.

O nosso EP com seis temas, totalmente concebido pela banda, anda por aí…

Para mais informações vão ao myspace dos Ashes.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Vídeo para o single "A Espera é um Arame" dos Peixe : Avião

Aqui fica o primeiro videoclip retirado do álbum de estreia dos Peixe : Avião, "40.02". O Vídeo refere-se ao single "A Espera é um Arame". O álbum estará à venda no próximo mês de Setembro.


peixe : avião - a espera é um arame from peixe : avião on Vimeo.

"Por Essas Bandas..." em Tomar, até ao final do ano

Decorre em Tomar, desde o passado mês de Maio, um Ciclo de Concertos de Bandas de Garagem, intitulado "Por Essas Bandas...", e que se vai prolongar até ao final do ano. Conta com um concerto por mês com entrada livre e tem por objectivo divulgar bandas de originais de Tomar e não só. O ciclo arrancou em Maio com os Roadblock (Évora), prosseguiu em Junho com os Ashes (Tomar) e em Julho com os Just Under (Tomar). Este mês houve concerto duplo com os Assemblent e os The Grim Reaper Society, ambas bandas do Sardoal. Os próximos concertos já agendados serão os seguintes:

6 Setembro - Hiata (Oeiras)
11 Outubro - Xtigma (Tomar)
8 Novembro - Sacrilegion (Ourém) e Underneath (Tomar)

Os Hiata serão os próximos a actuar no "Por Essas Bandas..."

Os concertos realizam-se sempre nos Lagares d'El Rei em Tomar, sempre às 22h00 e têm todos entrada gratuita. A organização é da Câmara Municipal de Tomar com o apoio da Musical FH5.

Para mais informações vai ao sítio da Câmara Municipal de Tomar.

13º Festival de Gondomar - Biografias: Plenilúnio

Os Plenilúnio fecham a noite de sexta-feira no 13º Festival de Música Moderna de Gondomar. Actuam depois dos Agressiv e dos Urban Technic, um pouco depois das 23h.

A banda, originária da cidade do Porto, juntou-se no Verão de 2007. Inicialmente era apenas composta por Nelson Mota (Baixo), Mário Fernandes (Bateria) e Tiago Santos (Voz e guitarra). Ao blogue a banda caracterizou-se do seguinte modo:

"A ideia original era criar uma banda de Rock/Metal Alternativo mas, após o João Nogueira (Voz) se juntar à banda, essa ideia alterou-se. Decidimos criar uma banda diferente e com sonoridade original e nada melhor do que auxiliar as qualidades em termos líricos e vocais do novo membro do que com as qualidades instrumentais dos restantes elementos.

Com influências distintas da parte de todos os elementos - desde a Música Clássica ao Metal, passando pelo Rock ou Rap - o som dos Plenilúnio foi-se construindo naturalmente. Conseguimos organizar e criar uma nova sonoridade que, desde cedo, foi agradando a todos os que a ouviam. A partir daí temos vindo a desenvolver um reportório completamente em português, onde a diversidade de temas nas nossas músicas é bastante vasta e onde o som das mesmas se mistura por entre os vários estilos que nos influenciam.

Ao fim de vários meses de trabalho, e de alguns concertos já realizados, a ideia de gravar algumas das nossas músicas ganhou forma, e foi no próprio estúdio que a primeira demo foi gravada.

A demo "Batalhar e Ascender" (gravada no Mokifo Bar, estúdio/sala de ensaio da banda), conta com sete temas, seis dos quais estão disponíveis no nosso myspace para todos os que quiserem ouvir.

Com novas ideias e optimistas em relação ao futuro, os Plenilúnio continuam a trabalhar cheios de energia para fazer chegar a sua música a todos os amantes da mesma."

Para mais informações vão ao myspace dos Plenilúnio.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Nova "PhEARfest" agendada para Setembro

13º Festival de Gondomar - Biografias: Urban Technic

Os Urban Technic actuam na próxima sexta-feira no 13º Festival de Música Moderna de Gondomar. A história desta banda do Porto é ainda curta, mas tem seguido passos seguros na sua aprendizagem e crescimento enquanto banda.

Tudo começou quando MC Jam pensou em reunir alguns músicos para desenvolver um projecto que ambicionava concretizar. Juntando o ritmo urbano do Hip-Hop à utilização de instrumentos convencionais, os Urban Technic assim se encaminharam para o mundo da música.

É no início de 2007 que começa a primeira fase de produção, sendo a banda inicialmente constituída pelo MC, voz feminina, guitarra, baixo, teclado e bateria. Seguem-se os primeiros concertos durante o Verão de 2007. Poucas semanas depois, entra um elemento novo para o alinhamento instrumental: o saxofone.

Após umas semanas de ajuste, os Urban Technic seguem em frente para dois meses repletos de concertos um pouco por todo o Norte do país, culminando com a estreia televisiva no programa Aquário, em meados de Outubro.

Já em 2008 participam nos seus primeiros concursos de bandas de garagem, divulgando cada vez mais a sua música. Alcançam o segundo lugar no RockTirso, onde partilham o palco com Orangotang e Slimmy. Devido a diversas circunstâncias os Urban Technic mudam de voz feminina no início de Junho de 2008. Nesse mesmo mês, têm a oportunidade de abrir o concerto de Sam the Kid (tendo este a participação de Marcelo D2, entre outros) no S. Mamede Hip-Hop.

Chegam agora ao Festival de Gondomar onde, certamente, irão dar tudo em palco.

Para mais informações vão ao myspace dos Urban Technic.