quinta-feira, 31 de julho de 2008

Semana da Juventude de Alcácer este fim de semana


Para mais informações vai ao sítio oficial da Semana da Juventude de Alcácer.

Vídeo do álbum de estreia dos MU

Este é o vídeo de apresentação do álbum de estreia "Casa Nostra" dos MU. A música é "Emma Kalisz".



Para mais informações vai ao myspace dos MU.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vários festivais para este fim de semana

Este fim de semana teremos, mais uma vez, muita oferta em vários festivais a realizar um pouco por todo o país: De Miranda do Douro ou Torre de Moncorvo a Alcácer do Sal ou Castro Marim, passando por Braga, Paredes de Coura, Esposende ou Vila do Conde, a oferta é muita e com bastante qualidade. A sua transversalidade passa pela música electrónica, folk, metal, rock, pop...

Apresentamos aqui o cartaz de apenas dois dos festivais, mas na nossa secção de "Festivais" na barra do lado direito do blogue estão os links para os sítios destes e de todos os outros. É "só" escolher... Boa sorte!

2º Episódio do KM0 na RTP2

Peixe : Avião

O segundo episódio do KM vai estar em Braga, no velho Estádio 1º de Maio, a ouvir "a precisão dos Peixe : Avião, o rock satírico dos Smix Smox Smux e o funk vigoroso dos Monstro Mau", explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida aos sábados, pelas 19h30, na RTP2.

Para mais informações visitem o blogue do programa.

Novo vídeo dos If Lucy Fell

If Lucy Fell - "Circus Parade"

Festival Ilha do Ermal pode estar de volta em 2009

Será uma boa notícia para os amantes da música mais pesada. Segundo o sítio da Câmara Municipal de Vieira do Minho, está próximo o regresso do Festival da Ilha do Ermal para 2009, depois de um largo interregno desde 2005. Depois da reunião de câmara de 17 de deste mês entre o município de Vieira do Minho, a Vieira Cultura e Turismo, E.M. e a sociedade detentora dos direitos do festival começam a estar reunidas condições para o regresso do Festival (comunicado de imprensa).



Pelo Ermal já passaram concertos memoráveis de várias bandas como Deftones, Marilyn Manson ou Slipknot, entre outras. Esperemos que muitas mais possam passar a partir do próximo ano, sempre com muita música portuguesa à mistura.

Sugestões para o fim de semana

Tour dos Rejects United pelas Fnac's continua hoje e amanhã

The Plus vencem Concurso de Bandas de Valongo

Os The Plus foram os vencedores da final do Concurso de Bandas de Garagem de Valongo realizada no fim de semana passado. Na final estiveram presentes também os Sun of a Beach Blues Band, Endless Night e Kuala. As quatro bandas terão agora a oportunidade de actuar no Festival da Juventude de Valongo a realizar a 11 e 12 de Agosto, onde estarão também presentes os Waygunn, Slimmy, Táxi e John Is Gone.

Eliminatórias do Vieira Rock este fim de semana

É já este fim de semana que se realizam as duas eliminatórias do Vieira Rock deste ano e que irão apurar duas bandas para as meias-finais a realizar no final de Agosto em Vieira do Minho. As bandas apuradas para as eliminatórias desta sexta e sábado são:

1 ou 2 de Agosto:

Eyeblast (Barcelos)
Fairy Dream (Penafiel)
Mind Effect (Ovar)
RedSocks (Ovar)
Salvia (Porto)
Shamans of Rock (Barcelos)
Solid Spectrum (Vieira do Minho)
Spinning Shalk (Vila Real)
Stone Slaves (Alcácer do Sal)

As meias-finais realizam-se a 28 e 29 de Agosto.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Primeiro single dos Monomonkey

Before We All Implode - Push

Rock às quintas, sextas e sábados em Gaia

Propostas do Maxime para este fim de semana

"Atom Liquidification Party" com nova edição a 16 de Agosto

A "Atom Liquidification Party" terá nova edição este ano. A festa decorrerá a 16 de Agosto e, como nas edições anteriores, no vale da aldeia da Aboboreira, em Torres Vedras.

Está prevista mais uma vez muita festa durante toda a noite/madrugada do dia 16 para o dia 17 (sábado para domingo), com a presença já habitual do grupo de DJ's Lorenz Factor (entre outros) o que é, desde logo, um carimbo de muita alegria e muita originalidade nas suas apresentações.

Realçamos aqui o cenário criado pela organização que, com um baixíssimo orçamento, envolve todos os presentes num ambiente que nos transporta para onde os sets dos DJ's presentes nos quiserem levar. A entrada é quase gratuita (5 euros) e todos terão direito a bifanas e sangria gratuita até à ruptura de stock. Há ainda campismo grátis para quem quiser acampar.


Para mais informações visitem o myspace oficial da "Atom Liquidification Party". Já não é actualizado desde a última festa mas, através dos textos e fotos, terão uma melhor ideia do que se passará.

Guadiana Fest em Castro Marim


Para mais informações vão ao myspace oficial do Guadiana Fest.

All Against The World e Confront Hate no "Resurrection Fest" em Vigo


Myspace dos All Against The World
Myspace dos Confront Hate
Sítio oficial do "Resurrection Fest"

"Brenha Arder Rock Fest" com cartaz completo

É já conhecido o cartaz completo do "Brenha Arder Rock Fest". É de assinalar a presença dos Bunnyranch, depois do cancelamento do concerto dos Kalashnikov. Ao que parece o aviso da banda durante o Optimus Alive de que iria em Setembro para os EUA era mesma para levar a sério, uma vez que terá sido esse o motivo do cancelamento.

Bunnyranch

Quanto ao festival, este ano vai haver campismo gratuito e os bilhetes custam 10 euros para os dois dias, 5 euros para o dia 12 de Setembro e 7 euros para um dia. Se não houverem mais alterações, o cartaz será o seguinte:

12 de Setembro:

SubCaos
Motornoise
Freedoom
Estado de Sítio
M.O.T.U.

13 de Setembro:

Bunnyranch
Capitão Fantasma
Killer Karma
Midnight Priest
Factor Biótico

Para mais informações vão ao blogue oficial do "Brenha Arder Rock Fest".

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cartaz do 13º Festival de Música Moderna de Gondomar

"Drop Dead Festival" em Portugal!


O "Drop Dead Festival" chega a Portugal de 8 a 12 de Outubro, na Caixa Económica Operária em Lisboa. Será a oportunidade para se ouvirem bandas provenientes de vários pontos do mundo (Inglaterra, EUA, Japão...) e que, durante cinco dias, estarão por Lisboa num festival bastante peculiar.

O festival tem origem em Nova Iorque há seis anos atrás no lendário clube CBGB, a partir de onde cresceu e passou a ser reconhecido como o maior e mais conhecido festival realmente "underground" da cena musical americana. Os objectivos do festival passam por valorizar e levar a uma maior audiências bandas desconhecidas mas com valor inegável e ajudar promotores e clubes de todo o mundo que trabalhem com este tipo de música a conhecerem-se e a trabalharem juntos.

O "Drop Dead Festival" apresenta um cartaz que se baseia na cena pós-punk, punk gótica e deathrock, mas que tenta criar pontes com outros géneros, como o horror punk ou o rockabilly.

No ano passado o "Drop Dead Festival" chegou pela primeira vez à Europa (Praga) e, este ano, é a vez de chegar a Portugal, num festival que promete marcar pela irreverência. Como bandas portuguesas presentes teremos os Capitão Fantasma, Phantom Vision e Les Baton Rouge.

Para mais informações vão ao sítio oficial do Drop Dead Festival.

domingo, 27 de julho de 2008

Novo álbum dos All Against The World


A banda de Gaia All Against The World lançou recentemente o seu novo registo "The Furthermost". O álbum, que contêm 10 músicas, foi gravado em Braga e já acompanhou a banda na sua tour europeia realizada em Abril, tendo sido inclusivamente já lançado em países como a Polónia e a Itália.

Para encomendarem o álbum da banda ou para obterem mais informações vão ao myspace dos All Against The World.

sábado, 26 de julho de 2008

Bed Noise promovem "Rock na Praia 08"

A organização do Rock na Praia vai fazer a apresentação do cartaz do festival nos próximos dias em algumas das lojas Fnac do norte do país. Assim e para o efeito, irão actuar os Bed Noise, banda vencedora da última edição, que estão convidados juntamente com os OIOAI para a grande final do dia 9 de Agosto na Praia de Apúlia. Relembramos que estarão a concurso os Blá Blá Blá (Esposende), F.M. (Cascais), Fried Chicken and Gasoline (Leiria) e os Pop Magazine (Celorico de Basto).

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cartaz da Festa do Avante é também o da festa da música portuguesa!

NOTA IMPORTANTE - Este cartaz refere-se ao ano de 2008. Por alguma razão que desconhecemos, o google encaminha os visitantes para esta notícia. Para ficares a par do cartaz de 2009 entra aqui.

É já conhecida a maior parte dos nomes do cartaz da Festa do Avante deste ano. E uma das maiores qualidades deste cartaz é, sem dúvida, a transversalidade de estilos musicais atravessa. Desde o Jazz, ao Rock, passando pelo Reggae, Hip Hop, Folk ou Blues, é só escolher.


São muitos os palcos onde acontecerão um sem número de eventos durante o primeiro fim de semana de Setembro. Ainda não é oficial qual o palco ocupado por cada uma das bandas mas, no que diz respeito à música portuguesa as bandas e artistas portugueses presentes no Avante serão os seguintes:

André Cabaço
André Fernandes Quarteto com Mário Laginha
Big Band do Hot Club de Portugal
Camané
Da Weasel
Eneida Marta
Fadomorse
Faith Gospel Choir
Galandum Galundaina e Toques do Caramulo
Júlio Pereira
Júlio Pereira Quarteto
Kumpania Algazarra
Mind Da Gap
MU
Navegante
Nuno Mindelis
Pedro Jóia
Skalibans
Terrakota
Tucanas
Wraygunn
X-Wife
Xaile
Xutos e Pontapés

Não consta do programa oficial, mas sabemos ainda que os vencedores do festival para bandas de garagem do Avante, levado a cabo nos últimos meses irão actuar no Palco Novos Talentos. As bandas são as seguintes:

Amarionette
Digamma
R12
Trashbox
Void Academy

Para mais informações vão ao sítio da Festa do Avante.

E tu? O que achas do cartaz do festival? Deixa o teu comentário...

Novo vídeo dos Ex-Wife, "On The Radio"!

Vídeo do teceiro single dos Clã, "Vamos esta Noite"

Anaquim, Man & Bellas e The Guys From the Caravan na estreia do KM0

Estreia já amanhã o primeiro episódio do "Quilómetro Zero", programa que acompanhará semanalmente várias bandas de garagem portuguesas. Neste primeiro episódio, o programa KM0 vai estar no Distrito de Coimbra e vai dar a conhecer o folk dos Man & Bellas, o pop rock marialva dos The Guys From the Caravan e a torrencial criatividade de Anaquim”, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, que amanhã por volta das 19h30.

“Fazer música em Portugal, actualmente, é cada vez mais excitante e recompensador, pela crescente facilidade de ligação à comunidade musical, às novas tecnologias e ao público. Contudo, pode melhorar-se a construção e divulgação de salas de espectáculo, bem como fomentar a oferta, procura e exploração de novos projectos, sonoridades e artistas”, argumenta José Rebola, autor do projecto a solo Anaquim, cujo primeiro álbum se prevê chegar ao público em Março de 2009.

Para os The Guys From the Caravan, a cultura está longe de ser uma prioridade no nosso país. Vale sobretudo o bom ambiente que se vive entre músicos: “Temos tido oportunidade de partilhar palco com algumas das novas bandas, que têm um papel preponderante no refresh da música feita em Portugal” – Outubro é a data prevista para lançamento do álbum desta banda de Coimbra.

Num registo mais popular, os Man & Bellas assumem “uma viagem recreativa e festiva às raízes culturais tradicionais (medievais, intercélticas e também à música de dança europeia)”, utilizando sanfonas do séc. XVII, construídas por Fernando Meireles, músico mentor do projecto.

Algumas sugestões para amanhã (sábado)




Última pré-eliminatória do Vieira Rock é amanhã

Realiza-se amanhã no Auditório Municipal de Vieira do Minho a última pré-eliminatória do Vieira Rock deste ano, com a presença das seguinte bandas:

26 de Julho:

Innerless (Trofa)
Alucina (Lisboa)
Spinning Shalk (Vila Real)
Stone Slaves (Alcácer do Sal)
Fairy Dreams (Penafiel)
Razer (Porto)


Alucina

Desta eliminatória, assim como das duas anteriores sairão os 10 semi-finalistas que irão disputar duas eliminatórias a 1 e 2 de Agosto no Auditório Municipal de Vieira do Minho. Daqui, serão apuradas quatro para as meias-finais a disputar a 28 e 29 de Agosto (duas em cada dia), onde actuarão também
Mons Lunae (2a classificada do ano passado) e The Mad Dogs (vencedores do ano passado). A grande final do concurso realizar-se-á no dia 30 de Agosto com as duas bandas apuradas e com os convidados RCA (Real Companhia do Animal).

O Vieira Rock pretende mostrar as diferentes passagens e evoluções de uma banda, desde o conceito de garagem/bar, passando pela casa de espectáculos (Auditório), até ao grande palco ao ar livre representativo dos grandes festivais.

Para mais informações vão a:

http://www.cm-vminho.pt/index.php?oid=4575&op=all

quinta-feira, 24 de julho de 2008

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Rock Atlântico começa já na sexta-feira!


Terá lugar já no próximo fim de semana o Festival Rock Atântico, um exemplo de como fazer um cartaz com bandas exclusivamente portuguesas e que é na realidade... um grande cartaz! Poderíamos destacar aqui alguns concertos, mas não o iremos fazer, porque o cartaz vale pelo todo! A não perder!

MC Zero lança novo trabalho para download gratuito

MC Zero, Hip-Hoper de Braga, acaba de lançar a mixtape Zero/Partícula para download gratuito no seu myspace. Quem estiver interessado faça o download aqui.

MC Zero

Salvia e AGRESSIv na próxima sexta-feira no Porto!

Proposta para amanhã (quinta-feira) em Lisboa

Conhecidos finalistas para o Concurso de Bandas de Valongo

Sun of a Beach Blues Band, The Plus, Endless Night e Kuala são as bandas apuradas para a final do concurso de bandas do concelho de Valongo, que se realiza no próximo sábado. Agradecemos, desde já, a informação aos Revtend, que se ficaram pela meias-finais pelo segundo ano consecutivo.

F.M. e Pop Magazine na final do Rock na Praia!

Estão já apuradas todas as bandas para a grande final do dia 9 de Agosto, na Praia da Apúlia. No 2º Acto foram os F.M. e os Pop Magazine os últimos a reservarem bilhete para a final, juntando-se assim a Blá Blá Blá e Fried Chicken and Gasoline. Quanto ao que se passou na final, aqui fica a resenha feita pela própria organização:

"O 2º Acto do Festival Rock na Praia 08 voltou a encher o PÉnoRIO de seguidores de Rock que foram congratulados com mais cinco fantásticos concertos de bandas de garagem de todo o país, onde a voz feminina foi soberana.

A sessão voltou a começar em grande. Prova disso foram os FM que tiveram direito a um passe para a final com o concerto que deram na
abertura da noite. Em grande forma instrumental, os FM rechearam o público com pormenores fantásticos de todos os instrumentos destacando-se a grande ligação rítmica do baixo com a bateria, conseguindo encher a casa de Rock com três instrumentos e uma voz enquadrada de forma perfeita. É para ela que vai o destaque no cover de escolha arrojada "Valerie".

F.M.

O 2º concerto foi proporcionado pela banda que provou o grande gosto pela música antes de entrar em palco. The Steves, a primeira banda suplente, veio completar a noite face à desistência dos Matria no dia anterior. Foram a banda que animou a noite com a excelente presença em palco, peculiar por se tratar de um grupo de cinco irmãos. O grande destaque foi a Voz, envolvida num instrumental cru e simples, mas poderoso.

A meio da noite quente de Rock junto ao rio, os Pop Magazine subiram ao palco para um concerto memorável que surpreendeu toda a gente não só com os solos de guitarra estonteantes e com a pujante voz feminina, mas também com o espectáculo de entretenimento. Todos os elementos da banda mostraram uma sincronização perfeita e muita experiência, que deu direito ao segundo passe da noite para a grande final.

The Agency foi a banda seguinte que provou o porquê de já ter pisado grandes palcos nacionais. Tocaram músicas em que rapidamente se memoriza o refrão, graças a mais uma voz
excelente e melodias realmente boas. O destaque vai para a polivalência instrumental e a evolução musical proporcionadas em apenas quatro músicas. Grande concerto que certamente deixará o público atento a futuros concertos e novidades da banda lisboeta.

A finalizar a noite, os Trauma explodiram com uma electrónica que parecia acelerar cada vez mais um rock progressivo saído apenas de um baixo, guitarra e bateria. Os sons exóticos e sintetizados da guitarra davam brilho a um concerto que contava com uma voz feminina forte que foi completada com a pujante voz do guitarrista. Grande destaque ainda para o cover "Sweet dreams".

Estão a pensar gravar um álbum?

Para todas as bandas que estejam interessadas em gravar material, os "Ultrasound Studios" (Braga) estão a oferecer a gravação de dois temas à primeira banda que reservar o estúdio para gravação de um álbum em Setembro. Todos as gravações contam com a presença do produtor Daniel Cardoso que conta com envolvimentos em mais de 50 bandas.

Para mais informações vão ao myspace dos Ultrasonic Studios.

terça-feira, 22 de julho de 2008

8ª Edição do "Festival Metac in Viso" em Vila Nova de Foz Côa

No próximo fim de semana realiza-se a 8ª edição do "Festival Metac in Viso", em Vila Nova de Foz Côa. A entrada é gratuita e, para além dos concertos, haverá desportos radicais e o 1º Encontro Distrital de Associações. O cartaz é o seguinte:

Filminho - Festa do Cinema Galego e Português começa hoje

Começa hoje (até ao próximo domingo) um evento particularmente interessante que acontece entre Portugal E Espanha, mais particularmente entre Vila Nova de Cerveira e Goián (na Galiza). Trata-se de uma festa de convívio entre o audiovisual galego e português, onde poderão ser acompanhados filmes a concurso, uma Mostra de Cinema, exposições, concertos, entre outras iniciativas.

Muito interessantes serão os filmes que irão passar com música ao vivo. O programa, neste particular, é o seguinte:

NIKOUALA
the general, de buster keaton 1927 : filme-concerto
24 julho / centro cultural de goián - tominho, galiza / 00h00
BIAROOZ
nosferatu, de murnau 1922 : filme-concerto
25 julho / centro cultural de goián - tominho, galiza / 00h00
LA LA LA RESSONANCE
curtas, de len lye + osamu tezuka 1929-85: filme-concerto
26 julho / praça de goián - tominho, galiza / 21h30

Myspace dos La La La Ressonance
NIKOUALA
pelerrisco, vj - andré martins : espectáculo transdisciplinar
27 julho / auditório de goián - tominho, galiza / 21h30
Myspace dos Nikouala



Para mais informações sobre o festival vão ao sítio do Filminho ou ao myspace da Honeysound.

Sugestão para a próxima quinta-feira

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Muita música no Cais de Gaia nos próximos fins de semana!

Começam esta quinta-feira uma série de concertos relativos ao "Rock às quintas, sextas e sábados" no Cais de Gaia, junto ao Douro. Por lá passarão bandas como Dapunksportif, Micro Audio Waves, M.A.U, ou Mundo Cão, entre outras, até ao início de Agosto. Um pequeno (grande?) pormenor: a entrada é livre! Por isso não há desculpa para faltar... Aqui fica o cartaz completo:

Sunday Starter's Lounge procura bandas para actuação em novo espaço em Lisboa


Boas notícias para muitas das bandas que tentam arrepiar caminho no mundo da música em Portugal. Um novo espaço nocturno vai abrir em Lisboa e a Sunday Starter's Lounge - Eventos e Produções está à procura de bandas Pop/Rock de originais ou covers para actuação.

Todos os interessados poderão entrar em contacto através do mail: Sundaystarterslounge@gmail.com

Para mais informações vejam o myspace da Sunday Starter's Lounge ou o seu sítio na net.

Toc4 & Segue com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Festival Toc4 & Segue, a realizar na Freguesia de Rio de Mouro, em Sintra. Os prémios são apelativos e as inscrições estarão abertas até meados de Agosto (data a confirmar). O festival realizar-se-á nos dias 5, 6 e 13 de Setembro e terá os seguintes prémios para os cinco primeiros classificados:

1. Lugar - 750 €uros + Troféu + Cd
2. Lugar - 250 €uros + Prémio Loja Instrumentos + Troféu + Cd final
3. Lugar - 150 € + Prémio Loja Instrumentos + Troféu + Cd final
4. Lugar - 100 € + Prémio Loja Instrumentos + Troféu + Cd final
5. Lugar- Troféu + Cd final

Sítio da organização para mais informações
Contacto da organização: 96 7546292
E-Mail: festivaltributos@gmail.com

domingo, 20 de julho de 2008

"Pias Summer Festival" tem início já na próxima sexta!


O "Pias Summer Festival", festival de música electrónica a realizar na freguesia de Pias, em Serpa, irá ter lugar já no próximo fim de semana e terá a presença de alguns dos maiores nomes portugueses no estilo. O festival irá decorrer no Parque Desportivo 1º de Maio e os bilhetes para um dia custarão 12 euros e para os três dias 22 euros. Estão à venda nos locais habituais.

Este é certamente um festival bem-vindo e que teima, mais uma vez, em descentralizar este tipo de eventos, ainda por cima no Baixo Alentejo interior. Relembremos, por exemplo, o ainda recente Festival Gonçalves Correia (Aljustrel) ou o Guadiana Fest (Castro Marim) que irá ter lugar daqui a quinze dias.

As actuações estão assim ordenadas:

25 de Julho:

DJ Tomaz G
DJ's Frank Maurel
XL Garcia

26 de Julho:

DJ Daniel K
DJ Vibe
DJ Carlos Fauvrelle
DJ Guga

27 de Julho:

DJ Diego Miranda
Stereo Addiction
DJ Ezzra

Para mais informações (e uma vez que o festival não tem sítio na internet) contactem-nos através do blogue ou do nosso myspace.

Rejects United com álbum de estreia à venda

Rejects United

Os Rejects United apresentaram ontem o seu álbum de estreia num concerto realizado em Lisboa. Este primeiro trabalho intitulado "Boyhood Survival" tem para download gratuito a música "Lust Ode" para quem estiver interessado. Para adquirir o álbum basta entrar no myspace da banda e lá encontram toda a informação.

Download gratuito da música "Lust Ode"
Myspace dos Rejects United

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Peter Panic vence Rock Nordeste!

Terminou ontem a 5ª edição do Rock Nordeste em Vila Real. Através do blogue Rock Rola em Barcelos soubemos que o primeiro lugar foi entregue ao one man band Peter Panic, de Vila Real. Num concurso que imaginamos muito disputado (com bandas a concurso como os Classified, Foomaça, Bulldozer, entre outros) os três primeiros lugares ficaram assim ordenados:

1º - Peter Panic (Vila Real)
2º - Shamans of Rock (Barcelos)
3º - His Sad Quote (Lisboa)

His Sad Quote

2º Acto do Rock na Praia a não perder amanhã!

Novo vídeo dos Blasted Mechanism

Blasted Mechanism - Destiny? Play And See

Sugestões para hoje e amanhã!

Para além dos inúmeros festivais deste fim de semana, sobre os quais vimos já escrevendo ao longo dos últimos dias, temos várias sugestões de vários concertos que irão acontecer durante os dias de hoje e, principalmente, de amanhã. Aqui vão eles e... bons concertos para todos! Quem quiser mais informações sobre os respectivos concertos, basta procurar no google através do nome da banda, do organizador ou do evento.